Astronomia e os povos indígenas
Across
- 4. Símbolo da força da água e da fertilidade da Terra. Seu aparecimento no céu noturno está relacionado às chuvas e à abundância. Seu aparecimento ao amanhecer no início do inverno sinaliza a aproximação do novo ciclo agrícola e o período de plantio.
- 6. Guia celeste para caçadores, simbolizando a abundância de aves em certos períodos do ano. Seu aparecimento ao amanhecer no início do inverno sinaliza a aproximação do novo ciclo agrícola e o período de plantio.
- 7. Agrupamentos aparentes de estrelas no céu noturno que formam figuras imaginárias, como animais, objetos, personagens mitológicos ou formas geométricas.
Down
- 1. É uma das constelações mais importantes e conhecidas no Hemisfério Sul. Para diversos povos indígenas, ela não apenas orienta a localização do Polo Sul Celeste, mas também possui significados espirituais e culturais profundos.
- 2. É um marcador sazonal que indica o período em que os rios estão mais baixos, facilitando a caça desse animal. Também simboliza fartura e sobrevivência para os povos que dependem da caça.
- 3. aglomerado de estrelas visível na constelação de Touro.
- 5. É um símbolo de mudança e fertilidade. Ela aparece no céu no início da estação chuvosa, anunciando o tempo de plantio.