Basch
Across
- 2. A _________ e a cidade entretêm uma relação, ao mesmo tempo, íntima e ambígua. Financiadas pelos dons dos fiéis, mas particularmente pelos rendimentos senhoriais e eclesiásticos dos bispos e dos monges, elas podem ser interpretadas como uma maneira de tornar sensível o poderio da instituição eclesial.
- 4. O ideal de pobreza, associado à humildade e à penitência, é a característica primeira das _________ _________. Dentre elas, encontra-se a Ordem Franciscana.
- 6. Associa-se às universidades medievais o método _________, que amplifica e aperfeiçoa os métodos de raciocínio e de argumentação, codificados segundo regras admitidas pela comunidade de mestres. A base do trabalho é a leitura comentada dos textos bíblicos e de obras servindo de manuais.
- 8. A instituição eclesial não é _________. Além das contradições de interesse ou dos conflitos doutrinais que podem opor em seu interior diferentes tendências, existem dualidades institucionais, como a própria hierarquia interna.
- 11. Uma das questões centrais das transformações que afetam a Igreja durante os séculos XI e XII é produzir uma sacralização máxima do clero que, ao mesmo tempo, reforce o seu poder espiritual e interdite aos laicos toda intervenção profanadora no domínio reservado da Igreja. Assim, sacralizar é _________.
- 13. Os clérigos detém um poder de exclusão A _________ consiste em rejeitar o pecador, deixando-o de fora da sociedade cristã, interditando-lhe o acesso aos sacramentos, particularmente à comunhão, e negando-lhe a possibilidade de ser enterrado na terra consagrada do cemitério cristão.
- 14. Ao longo da Idade Média, especialmente a partir dos séculos XII e XIII, há uma mudança na atitude da Igreja em relação a práticas entendidas como _________. Multiplicam-se narrativas que demonizam hereges, que são pouco a pouco transformados pela Igreja em seitas de adoradores do diabo.
- 15. Na lógica do sistema medieval, não tem sentido se separar a parte material e a parte _________ do poder da Igreja, pois ela é, ao mesmo tempo, uma instituição fundada sobre bases materiais sólidas, e uma entidade sagrada.
- 17. O poder _________ da Igreja repousa sobre uma excepcional capacidade de acumulação de terras e bens. O processo inicia-se desde o século IV, quando cristãos começam a fazer doações à Igreja, a fim de assegurar a salvação das almas no além, e prolonga-se durante a Idade Média.
- 19. A _________ visa “fazer crer”, inculcar os rudimentos doutrinais e as normas elementares da moral definida pela Igreja. Ela é uma incitação à confissão.
- 20. O problema da _________ emergiu apenas na medida em que a Igreja se transformou em uma instituição preocupada em definir os dogmas que baseavam sua organização e seu domínio sobre a sociedade. O seu entendimento permanece inseparável da atitude da Igreja em relação a ela.
Down
- 1. A _________ é um aspecto importante da vida social durante a Idade Média. O oral e o escrito se inter-relacionam. O cristianismo medieval é tanto uma religião do Livro como da palavra, e o controle dos clérigos é exercido tanto por meio do seu acesso privilegiado às Sagradas Escrituras como pela transmissão exclusiva da palavra divina.
- 3. Principalmente a partir dos últimos anos do século XII, o poder do _________ se estabiliza gradativamente. Suas intervenções em domínios cada vez mais numerosos estendem-se ao conjunto da cristandade. A instituição eclesial ganha a forma de uma hierarquia ordenada, sob uma autoridade absoluta.
- 5. A _________ pode ser definida como a aquisição ilícita de coisas sagradas, por meio de bens materiais.
- 7. Robert Moore ressalta a formação de uma sociedade de _________ na Europa a partir dos séculos XI a XIII. É a própria Igreja que molda os inimigos sobre os quais ela se dá por tarefa triunfar.
- 9. A atitude cristã em relação aos _________ modifica-se progressivamente, provavelmente a partir do século XI e ao longo dos séculos XII e XIII. A sua exclusão crescente aparece como consequência da afirmação da cristandade e de sua ordenação sob a dominação da Igreja.
- 10. A prática do dom na sociedade cristã não pode ser analisada sem se considerar a noção fundamental de _________, que designa o amor puro do qual o Criador é a fonte e em virtude do qual o homem ama não apenas Deus, mas também o seu próximo, pelo amor por Deus.
- 12. O processo denominado “_________ _________” visou uma reestruturação da sociedade cristã, sob a condução da instituição eclesial. Os seus eixos principais são a reforma da hierarquia secular sob a autoridade centralizadora do papado e o reforço da separação hierárquica entre laicos e clérigos.
- 16. A _________ é a declaração ao sacerdote dos pecados cometidos em ato, em intenção ou em pensamento. Ela é parte essencial da penitência e articula a declaração libertadora ao reforço do poder da instituição clerical, intermediária obrigatória para a salvação.
- 18. O dom gratuito feito a Deus e aos santos é uma maneira privilegiada de se integrar à rede de troca generalizada dos bens e das _________, de contribuir para o seu bom funcionamento, na esperança de que esta acabará por difundir para o indivíduo e seus parentes algumas de suas benesses.