Capítulo 1- O espaço geográfico
Across
- 4. é o estudo científico da superfície da Terra com o objetivo de descrever e analisar a variação espacial de fenômenos físicos, biológicos e humanos que acontecem na superfície do globo terrestre; estudo das relações entre o espaço e as sociedades.
- 5. é o espaço apropriado ou percebido pelas relações humanas; espaço no qual as relações cotidianas de fato acontecem; espaço próximo aos indivíduos.
- 6. refere-se às configurações externas do espaço. Por muitas vezes, ela foi definida como “aquilo que a visão alcança”; é o conjunto de elementos naturais e humanos abarcados pelos sentidos.
- 7. é comumente entendido como uma área delimitada por fronteiras.
Down
- 1. é um conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial visíveis desde o final do século XX; é um dos processos de aprofundamento internacional da integração econômica, social, cultural e política, que teria sido impulsionado pela redução de custos dos meios de transporte e comunicação dos países no final do século XX e início do século XXI.
- 2. é o palco das realizações humanas, no entanto, abriga todas as partes do planeta passíveis de serem analisadas, catalogadas e classificadas pelas inúmeras especialidades da ciência geográfica;é o meio utilizado e transformado pelas atividades humanas. Em termos gerais, ele se difere do espaço natural, em função do fato de o último não sofrer diretamente as consequências das práticas econômicas, sociais, culturais e cotidianas presentes nas sociedades e envolvendo tanto o meio rural quanto o meio urbano.
- 3. deixou, como um dos seus principais legados teóricos, a noção de Meio técnico-científico-informacional, que corresponde à evolução dos processos de produção e reprodução do meio geográfico.
- 8. refere-se a uma porção superficial designada a partir de uma característica que lhe é marcante ou que é escolhida por aquele que concebe a região em questão.