Climatologia
Across
- 4. Chuvas que ocorrem quando o ar úmido é forçado a se elevar ao cruzar montanhas, formando densas nuvens que produzirão precipitações (chuvas) sobre a ladeira a barlavento. O ar, ao descender, perde sua umidade, a sotavento, tornando a região localizada nessa ladeira mais cálida e seca.
- 6. Camada atmosférica que contém uma proporção alta desse gás. Na condição de ozônio ela age como um filtro, protegendo o planeta da radiação ultravioleta. Situa-se entre a troposfera e estratosfera, a aproximadamente 9,5 a 12,5 milhas (15 a 20 quilômetros) da superfície da Terra.
- 8. Sistema de Área de baixa pressão atmosférica em seu centro com circulação fechada, em que os ventos sopram para dentro, ao redor deste centro. No Hemisfério Norte os ventos giram no sentido anti-horário e no Hemisfério Sul giram no sentido dos ponteiros dos relógios.
- 12. é caracterizada pela subida do ar quente e descida do ar frio. Chuva convectiva, também conhecida como chuva de verão, ocorre devido à diferença de temperatura na superfície próxima às camadas da atmosfera terrestre.
- 13. é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.
- 14. É um grande volume de ar definido por sua temperatura e quantidade do vapor de água
- 17. é um fenômeno astronômico que indica o início da primavera e do outono. Ele acontece geralmente nos dias 20 de março e 23 de setembro, em ambos os hemisférios. Durante os equinócios, os raios solares incidem perpendicularmente sobre a Linha do Equador.
- 18. é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.
- 19. Refletividade; a fração da radiação que atinge a superfície e é refletida pela mesma.
- 20. é um fator climático que indica a presença de grandes corpos de água, como lagos, mares e oceanos, nas proximidades de determinada localidade geográfica.
- 21. é um processo relacionado com o ciclo da água, pois permite que a água seja devolvida à atmosfera.
- 24. Ciência que estuda o clima, cientificamente definido como a media das condições do clima sobre um período de tempo. É um ramo das ciências atmosféricas.
Down
- 1. estuda o estado físico, dinâmico e químico da atmosfera e suas relações.
- 2. é o nome dado para os efeitos climáticos sofridos por regiões localizadas no interior dos continentes, ou seja, afastadas das regiões litorâneas.
- 3. representa o posicionamento do Sol em seu limite máximo, isto é, o Sol estará em seu auge ao norte ou ao sul. Essa maior declinação do Sol em relação à Linha do Equador tem como consequência a maior iluminação de um dos hemisférios. Esse fenômeno ocorre em dois momentos do ano, em junho e em dezembro.
- 5. Nuvens densas formadas em uma região de instabilidade vertical do ar, em baixas altitudes formando blocos ou células isoladas semelhantes a tufos de algodão. Elas podem crescer verticalmente até altas altitudes.
- 7. É uma camada de gases que envolve a Terra e é mantida pela gravidade. Ela protege a vida na Terra pela absorção de radiação solar ultravioleta que aquece a superfície pela retenção de calor (efeito estufa) e reduz as temperaturas extremas entre o dia e a noite. O ar seco contém, em volume, aproximadamente 78,08% de nitrogênio, 20,95% de oxigênio, 0,93% de argônio, 0,038% de dióxido de carbono e vestígios de outros gases.
- 9. fenômeno climático resultante do encontro entre duas massas de ar. Geralmente, essas duas massas de ar possuem características e locais distintos.
- 10. camada inferior da atmosfera terrestre. Ela concentra os elementos que são indispensáveis para a manutenção da vida no planeta: oxigênio e água.
- 11. representa o encontro de uma massa de ar fria com uma massa de ar quente. A chuva frontal, também conhecida como chuva ciclônica, é a precipitação originada a partir do encontro entre duas massas de ar: uma fria e seca e outra quente e úmida.
- 15. Diferença entre a temperatura mais alta e mais baixa em um ano.
- 16. Escala absoluta de temperatura na qual existe, teoricamente, a temperatura é zero. O valor zero de temperatura corresponderia a ausência de movimento molecular.
- 22. peso que a atmosfera exerce por unidade de área.
- 23. É a localização ao norte ou ao sul do equador (designado por zero graus). Isolinas são paralelas ao equador e circulam o globo. Os polos Norte e Sul são 90 graus Norte e Sul, respectivamente.