Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA)

12345678910111213
Across
  1. 2. A pessoa pode e deve utilizar recursos e ferramentas que possibilitem uma comunicação mais rica, autônoma e inteligível, mas ao usar o _________ para se comunicar, a pessoa também está usando CAA (ainda que uma forma não apoiada de CAA).
  2. 3. A CAA, como a inclusão, não é um favor que se faz à pessoa com necessidades complexas de comunicação; é um _____________ que deve ser garantido àquele sujeito como ser humano.
  3. 4. Há quem tenha medo de usar CAA por acreditar que a pessoa vai ficar ______ e "aí mesmo que não vai falar". Mas sabemos que isso é um mito.
  4. 7. Sistema bastante conhecido de comunicação baseado em pictogramas, fundado em um protocolo com seis etapas.
  5. 9. A comunicação _____ foi alvo de muitas controvérsias, sendo considerada pseudocientífica, mas não se pode com isso afirmar que pessoas como Naoki Higashida não são realmente autores de suas obras, assim como não podemos afirmar que o são.
  6. 11. É de grande importância para o desenvolvimento e o bem estar do indivíduo que ele possa se __________ da melhor maneira possível.
  7. 12. Por meio dela, muitos autistas têm podido se comunicar de forma mais eficaz e satisfatória.
  8. 13. Uma das mais conhecidas alterações do neurodesenvolvimento da criança, que não raro vem associada a uma fala ausente ou pouco funcional é o _________.
Down
  1. 1. Pesquisas sugerem que o êxito no uso de CAA "melhora" o ______ de algumas crianças autistas.
  2. 5. Supor que uma pessoa que não fala, que tem uma deficiência intelectual, que faz movimentos repetitivos, tem um rosto distinto do "padrão" ou age de forma diferente é menos capaz, falar sempre com outra pessoa em vez de se reportar a ela, infantilizá-la quando ela já é adolescente ou adulta, agir como se ela não estivesse ali etc., são formas de ___________, que é o preconceito com pessoas com deficiência.
  3. 6. Entende-se por CAA uma forma de comunicação alternativa ou aumentativa em relação à ________.
  4. 8. Contrariamente ao que muitos costumam pensar, há autistas "severos" e "moderados" que podem se beneficiar de formas de CAA que não aquelas baseadas em pictogramas. Com a história da Carly, vimos o exemplo da CAA baseada na _________.
  5. 10. Vimos que, além do autismo e de outras deficiências que nascem com a pessoa, há ainda doenças e deficiências adquiridas ao longo da vida que podem impossibilitar ou dificultar a fala, a exemplo do ______.
  6. 11. Nem sempre a ausência de fala ou de fala funcional vem associada a déficits ___________, tão certo como vários autistas de maior suporte e pessoas com paralisia cerebral e outras condições não falam, porém não possuem deficiência intelectual associada.