Cruzadinha de imulonologia
Across
- 1. Imunoglobulina caracterizada por ativar o sistema complemento, ser a primeira imunoglobulina produzida frente a um estímulo imunogênico, indicar a ocorrência recente de infecção ou de uma exposição a antígeno quando se encontra em níveis elevados, e por não ultrapassar a barreira placentária devido ao seu tamanho.
- 3. Tipo de imunidade que está presente desde o nascimento e não sofre alterações/evolui com o decorrer do tempo, além de não desenvolver memória imunológica. Ela consiste na primeira linha de defesa contra patógenos e se baseia no fato dos microorganismo serem quimicamente diferentes dos componentes do organismos vivo.
- 5. Tipo de imunidade que pode vir a se aprimorar/adaptar sua resposta, e isso ocorre mediante a exposições subsequentes ao patógeno. Apesar de levar um pouco mais de tempo para se estabelecer, sua resposta imunológica é muito mais especifica e passível de gerar memória.
- 6. A função do anticorpo de auxiliar na fagocitose através do revestimento do patógeno .
- 7. Conjunto de órgãos onde há o reconhecimento do antígeno e a interação dos linfócitos com esse elemento estranho.
- 9. Consiste na diminuição da concentração de moléculas em solução mediante a adição de um solvente.
- 10. Órgão linfóide responsável por produzir as células do sistema imunológico e maturar os linfócitos B.
Down
- 2. Consiste em uma mistura de anticorpos em que cada anticorpo reconhece um epitopo diferente.
- 4. Via de ativação do sistema complemento que é iniciada quando o componente C1 do complemento se liga a um complexo antígeno-anticorpo.
- 8. Capacidade que uma substância tem de induzir resposta imunológica e de se ligar aos componentes do sistema imunológico que foram induzidos especificamente contra ela.