Resolva as palavras cruzadas sobre as Revoltas no Período Regencial - História/8o Ano

123456789101112
Across
  1. 3. - No início do Período Regencial, a situação da população pobre do Grão-Pará era péssima. Mestiços e índios viviam na miséria total. Sem trabalho e sem condições adequadas de vida, os cabanos sofriam em suas pobres cabanas às margens dos rios. Esta situação provocou o sentimento de abandono com relação ao governo central e, ao mesmo tempo, muita revolta que deu origem á ..............................................
  2. 5. – (dica: é muito consumida em nossas casas) A Guerra dos Farrapos ocorreu devido aos gaúchos estancieiros e ricos fazendeiros que estavam muito descontentes devido aos altos impostos cobrados sobre os produtos rio-grandenses produzidos na época, como o charque, a .............................., e também o couro e desse modo buscavam também mais autonomia.
  3. 7. – (dica: sobrenome) Anita.................................. nasceu em 1821, em SC. Conheceu o revolucionário italiano Guiuseppe Garibaldi, e juntos lutaram ao lado dos farroupilhas durante a Revolução. Depois Anita foi para Itália e por lá lutou pela unificação daquele país. Por isso ficou conhecida como a “heroína dos dois mundos”. Há um monumento em Roma, no Gianicolo, um dos lugares mais belos da cidade, em homenagem a revolucionária catarinense.
  4. 9. – (dica: atiravam com lanças) A força farroupilha tinha como grande vantagem a presença dos negros escravos que foram recrutados para a guerra com a promessa de liberdade após o conflito. Eram bravos combatentes conhecidos como os ...............................Negros. Nos galardões do tempo, tiveram amarguras, tristezas e ainda sofreram tiranamente nas pontas das espadas dos imperialistas. Os que não morreram foram capturados para servir escravocratas no Rio de Janeiro.
  5. 11. – (dica: nome da cidade vizinha de Tapejara) A Guerra dos Farrapos causou significativos danos à economia Rio-Grandense. A imigração colonial foi praticamente interrompida, muitas cidades tiveram sua população reduzida, enfraquecendo a força de trabalho. .............................., por exemplo, mesmo sem ter uma importância vital durante a guerra, serviu de corredor de passagem para tropas militares de ambos os lados, o que trouxe grande prejuízo para a cidade. O número de habitantes caiu drasticamente, pois muitos moradores foram embora, casas e ranchos ficaram desabitados e a economia travou.
  6. 12. - A Revolta dos .......................foi um movimento que ocorreu na cidade de Salvador (província da Bahia) entre os dias 25 e 27 de janeiro de 1835. Os principais personagens desta revolta foram os negros islâmicos.
Down
  1. 1. - Quando D. Pedro I renunciou ao trono, seu filho Pedro de Alcântara (D. Pedro II) tinha apenas 5 anos de idade. Nesse caso, como ele não poderia assumir, o governo foi ocupado por três ....................... escolhidos em uma Assembleia Geral.
  2. 2. - ............................foi uma revolta feita por militares, integrantes da classe média e rica da Bahia. A revolta se estendeu entre os anos de 1837 e 1838. Os revoltosos eram contrários às imposições políticas e administrativas impostas pelo governo regencial. Estavam profundamente insatisfeitos com as nomeações de autoridades para o governo da Bahia, realizadas pelo governo regencial.
  3. 4. – (dica: cor) A Revolução Farroupilha só teve fim em 1845, ou seja, após dez anos e foi a maior revolta provincial de todo o período monárquico brasileiro! Após todos esses anos de conflitos, várias derrotas e negociações, as lideranças farroupilhas aceitaram um acordo com o governo imperial, que foi chamado de Tratado de Ponche......................
  4. 6. – A Guerra dos ...................... foi um conflito nacional de caráter republicano contra o governo imperial do Brasil. A Guerra ocorreu na região do Rio Grande do Sul e expandiu até Santa Catarina entre 20 de setembro de 1835 e 1 de março de 1845. Foi a mais longa das rebeliões do Período Regencial, pois durou 10 anos.
  5. 8. – Revolta popular ocorrida no Maranhão entre os anos de 1838 e 1841. O nome da revolta deveu-se ao fato de que um dos líderes, o artesão Manoel Francisco dos Anjos Ferreira, fazia balaios para vender. Dentre os líderes também se destacam o vaqueiro Raimundo Gomes Vieira, o “cara preta” e Cosme Bento das Chagas, o “Negro Cosme”.
  6. 10. – (dica: sobrenome) Em 20 de setembro de 1835 teve início a Revolução Farroupilha ou Guerra dos Farrapos Nesse dia revolucionários gaúchos comandados por Bento................................. tomaram a cidade de Porto Alegre e forçaram a retirada das forças imperiais, lembrando que, naquele tempo, o Brasil vivia sob o domínio do Império de Dom Pedro I. Após, os farrapos proclamaram a República Rio-Grandense com sede em Piratini.