Lendas e Mitos
Across
- 1. A ................ de origem europeia, tem várias versões. Uma delas conta a história de um homem que, por castigo divino, foi condenado a se transformar em lobo nas noites de lua cheia.
- 2. A........................... tem origem no folclore galego-português e é conhecida em todo o Brasil. A Cuca, uma criatura com cabeça de jacaré, é usada pelos pais para convencer as crianças a dormir, ou senão serão levadas por ela.
- 3. A ..........................., sem origem conhecida, fala sobre um monstro que amedronta as crianças desobedientes. O mesmo fica em cima do telhado à espera dos maus comportamentos para atacar as crianças e até mesmo comê-las.
- 7. O mito de ........., de origem grega, explica o conceito da psicologia do Narcisismo, que se refere ao amor que uma pessoa pode adquirir por ela própria. Quando nasceu, o oráculo disse que Narciso seria belo e teria uma vida bastante longa, mas para tanto não poderia ver seu próprio rosto. Rejeitado por uma ninfa que estava apaixonada por ele, a ninfa lhe lançou um feitiço fazendo com que Narciso ficasse debruçado no rio admirando a sua beleza até a morte.
- 8. A .............. é oriunda da região Norte. Ela conta a história de uma bela guerreira invejada por seus irmãos e que, por isso, resolvem matá-la. Sagaz, Iara consegue escapar dos irmãos e é ela quem os mata.
- 9. .......................lenda conhecida em todas as regiões do Brasil, sem que se saiba qual a sua origem, narra sobre a criatura que tem a função de proteger a floresta. Para tanto, recorre a armadilhas e pistas falsas aos caçadores.
- 11. acordo com a lenda, o Curupira tem os pés virados para trás e sua existência explica o desaparecimento de caçadores.
- 12. medo do pai, Iara foge, mas ele consegue apanhá-la e lançá-la no rio. Salva pelos peixes, Iara se torna uma sereia que seduz os homens deixando-os loucos. Boto A ........ tem origem na região Norte. Ela explica as gestações de moças solteiras, que são seduzidas por um rapaz bonito e educado, na verdade, o boto cor-de-rosa, que se transforma nas noites de lua cheia. Depois de levar a moça para o rio e a engravidar, o boto a abandona, transformando-se novamente em animal na manhã seguinte.
- 14. ................deusa do amor e da beleza na mitologia romana, representa o ideal da beleza feminina. Por esse motivo, o seu símbolo, que é o símbolo feminino, representa um espelho, em referência à vaidade.
- 16. ..................o deus da paixão na mitologia grega, unia as pessoas pelo sentimento do amor lançando as suas flechas. Um dia, por engano, lançou uma flecha para Psiquê e outra em si próprio. Dessa relação, os estudiosos acreditam que tenha surgido a espiritualidade humana, já que Psiquê representava a alma.
- 18. A ................................... originária da região Norte, explica como uma índia apaixonada pelo deus da lua afogou-se ao se debruçar para o rio para tentar beijar o seu reflexo. Comovido, o deus transformou a índia em uma planta aquática que ficou conhecida como "vitória-régia".
- 20. O mito grego de ................................ dá origem à expressão "calcanhar de Aquiles", que indica o ponto fraco de alguém. Segundo a história, para tornar Aquiles imortal sua mãe o mergulhou num rio que banha o inferno, mas o fato de o ter segurado pelo calcanhar fez com que essa parte do seu corpo ficasse vulnerável. Assim, na Guerra de Troia, Aquiles morreu ao ser atingido por uma flecha na zona do calcanhar.
- 21. ............................ é uma lenda que tem origem na região Sul. A presença dessa figura lendária, conhecida por ter uma perna só, explica o sumiço de pequenas coisas, a troca de sabores nas comidas, entre outros mistérios. Travesso, o Saci esconde os dedais das costureiras, troca os recipientes do sal e do açúcar para confundir as cozinheiras, e trança o rabo dos cavalos, tudo para confundir as pessoas.
- 22. A ............................ é uma lenda do Sudeste utilizada para prevenir as mulheres a não se envolverem com padres. Tudo aconteceu quando uma mulher que se apaixonou por um padre terá sido amaldiçoada transformando-se em uma mula com chamas de fogo no lugar da cabeça.
Down
- 1. A ......................é uma lenda da região Sudeste que tenta convencer as pessoas da importância de respeitar o tempo da Quaresma. Assim, de forma a amedrontar os descrentes, um cavalo passa galopando perto das suas janelas, como se estivesse trazendo um recado de Deus. As pessoas olham para a rua tentando avistar o cavalo, mas nunca ninguém conseguiu vê-lo, motivo pelo qual dizem que o mesmo é invisível.
- 2. O mito da ......................... explica a origem da primeira mulher e o surgimento de todos os males do mundo.Segundo a história, Zeus mandou Atena, deusa da justiça, criar a primeira mulher, Pandora. Zeus queira se vingar do fato de Prometeu ter roubado o seu fogo e ter entregado aos mortais.Pandora tinha várias qualidades e, antes de ser enviada à Terra recebeu uma caixa que não poderia ser aberta, segundo a sua recomendação. A caixa continha todos os males do mundo, mas também tinha a esperança.
- 4. ..............é a principal divindade da mitologia nórdica, deus da vida e da morte. Após ter tomado o líquido do poço mágico de Mimir, entendeu vários segredos e adquiriu diversas habilidades, tais como: curar, acalmar ventos e tempestades e tornar um guerreiro invencível.
- 5. .....................deus egípcio do julgamento, julgava as pessoas pesando os seus corações. Morto pelo irmão que o invejava, sua esposa consegue ressuscitá-lo, tendo posteriormente concebido um filho que vingou a morte do pai.
- 6. ........................... é um personagem mitológico grego conhecido pela sua força. Enfeitiçado pela ciumenta Juno, Hércules mata sua mulher e seus filhos e, para se redimir, recebe tarefas difíceis, as quais ficaram conhecidas como Os doze trabalhos de Hércules.
- 10. O mito grego de......................... explica o Complexo de Édipo, fase da criança do sexo masculino em que sente atração pela mãe. De acordo com a história, Édipo estava destinado a matar seu pai, o rei de Tebas, e casar com sua própria mãe. Avisado pelo oráculo, é abandonado por seu pai ainda bebê, que é criado pelo rei de Corinto como seu próprio filho. Anos depois, Édipo também consulta o oráculo e tem conhecimento dessa revelação, o que o faz fugir. Na sua fuga, encontra, sem saber, seu pai verdadeiro e o mata num conflito. Chega à Tebas, onde consegue salvar o povo do terror causado pela Esfinge e como prêmio é nomeado rei, casando-se com a viúva do homem que tinha matado, a sua mãe.
- 13. O mito da ....................... de origem egípcia, representa o recomeço e a esperança. A história conta que a Fênix era uma ave muito bonita que ardia em chamas e voltava a ressurgir das cinzas igualmente bela.
- 15. A.................. de origem incerta, mas conhecida em todo o Brasil, narra a história de uma criatura que guarda a floresta, além de fazer muitas travessuras.
- 17. De acordo com a mitologia egípcia, o ............... é o responsável pela criação do mundo, inclusive do homem e da mulher. A história conta que o seu pai Nun, tinha lhe dado a difícil tarefa de criar o universo e, ao fim dela, cansado do trabalho da criação, Rá transpirava muito e chorou. Seu suor e suas lágrimas fizeram surgir o homem e a mulher.
- 19. A .......................... é uma lenda indígena que conta a história de uma grande serpente de fogo que é protetora das florestas, principalmente em caso de queimadas. Segundo a lenda, quem olhar para o Boitatá pode ficar cego e louco.