PERSONALIDADES NEGRAS
Across
- 6. É por causa dele que no dia 20 de novembro é comemorado no Brasil o dia da Consciência Negra. Considerado ícone da resistência negra à escravidão no Brasil. Último líder do Quilombo dos Palmares, na região da Capitania de Pernambuco, ele era responsável por uma comunidade formada por escravos negros que haviam escapado das fazendas, prisões e senzalas coloniais.
- 7. Escritora, professora, é um dos maiores nomes da literatura brasileira contemporânea e é uma das grandes ativistas do movimento negro. As suas publicações vão desde poemas, ensaios e até mesmo ficção. Uma de suas principais obras é Ponciá Vicêncio.
- 9. Foi uma escritora, compositora e poetisa brasileira, e ficou conhecida por seu livro “Quarto de Desejo: Diário de uma favelada”. Ela foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é lembrada também como uma forte figura do feminismo negro.
- 10. Foi um geógrafo brasileiro, considerado por muitos como o maior pensador da história da Geografia no Brasil e um dos maiores do mundo. Destacou-se por escrever e abordar sobre inúmeros temas, como a epistemologia da Geografia, a globalização, o espaço urbano, entre outros. Um dos seus principais livros é Por Uma Outra Globalização.
Down
- 1. Ícone do barroco brasileiro, foi um importante escultor, entalhador e arquiteto do Brasil colonial. Suas principais obras são consideradas as maiores peças da arte barroca brasileira e podem ser conferidas nas cidades mineiras de Ouro Preto, Congonhas, Tiradentes, São João del Rei, Mariana e Sabará. São esculturas, altares, peças de arte sacra, fachadas de igrejas e projetos arquitetônicos que evidenciam o estilo barroco no período colonial.
- 2. É filósofa, feminista negra, escritora e acadêmica brasileira. É pesquisadora e mestra em Filosofia Política pela Universidade Federal de São Paulo. Tornou-se conhecida no país por seu ativismo na Internet. Uma de suas obras é o livro Lugar de Fala.
- 3. Viveu entre os anos (1839-1908). Foi um dos maiores representantes da literatura brasileira. O grande escritor foi o responsável por inaugurar o Realismo, que teve como marco inicial a obra "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicada em 1881.
- 4. Conhecida pela voz rouca, foi uma das maiores cantoras do Brasil apesar da dura história de vida que teve. Ela fez o primeiro teste para a Rádio Tupi em 1953, no show de calouros do famoso Ary Barroso, e ficou em primeiro lugar. A cantora atuou na Orquestra Garam Bailes, na Rádio Vera Cruz, participou do Festival Nacional da Bossa Nova e foi representante do Brasil na copa do mundo do Chile. A BBC a elegeu em 2000 como a melhor cantora do universo.
- 5. Mulher negra, foi uma das líderes femininas na luta contra a escravidão durante o século XVII. Ela vivia no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, no Nordeste do Brasil, com seu marido, Zumbi, e seus três filhos. Ajudava o símbolo de resistência dos negros em suas táticas de guerra contra aqueles que queriam invadir os quilombos.
- 8. Um rapper, cantor, letrista e compositor brasileiro. É considerado uma das maiores revelações do hip hop do Brasil da década de 2000.