PROGRAMA NACIONAL DE IMUNIZAÇÃO

123456789101112131415
Across
  1. 3. No Brasil, o grande marco vacinal ocorreu em 1904 quando o médico sanitarista Oswaldo Cruz instituiu, junto com o presidente da República Rodrigues Alves, a obrigatoriedade da vacinação contra a varíola, fato que desencadeou a chamada_________.
  2. 7. É a ciência das epidemias e estuda quantitativamente os diferentes fatores que intervêm na difusão e propagação de doenças, sua frequência, seu modo de distribuição, sua evolução e a colocação dos meios necessários à sua prevenção.
  3. 9. É uma doença bacteriana aguda, que causa lesões nas amígdalas, laringe e nariz, de aspecto branco-acinzentada, aderentes e circundadas por processo inflamatório que invadem as estruturas vizinhas.
  4. 11. É um indicador que estima a proporção da população-alvo vacinada e supostamente protegida para determinadas doenças. Ela é calculada com a utilização, no numerador, do total de doses que completam o esquema vacinal e, no denominador, da estimativa da população-alvo, multiplicando-se por 100.
  5. 13. É a redução a zero da prevalência de uma doença infecciosa, mas em uma população regional.
  6. 14. É uma doença infecciosa que afeta o fígado e é causada pelo VIRUS(VHB), que pode causar infecções agudas e crônicas. Essa doença é transmitida com maior frequência pela exposição a fluídos corporais infectados. Seus sintomas variam, e incluem amarelamento dos olhos, dor abdominal e urina escura.
  7. 15. É uma infecção aguda e grave causada pela toxina tetanospasmina, gerada pela bactéria Clostridium tetani, e que entra no organismo através de ferimentos ou lesões na pele.
Down
  1. 1. Foi criado em 1973, junto à Divisão Nacional de Epidemiologia e Estatísticas de Saúde do Ministério da Saúde, com o objetivo de organizar as ações sobre imunizações realizadas em âmbito nacional.
  2. 2. Essa sigla é a responsável pelo recebimento, armazenamento e distribuição de todos os imunobiológicos e materiais referentes à vacinação que o Ministério da Saúde adquire. Ela é o complexo logístico de armazenamento e distribuição e representa o primeiro nível da cadeia de frio. Possui câmara fria com temperaturas controladas de +2°C a +8°C; e de -20°C a -15°C. Tais recursos garantem, atualmente, a distribuição de aproximadamente 300 milhões de doses/ampolas de imunobiológicos por ano para todo Brasil.
  3. 4. Aquela na qual não somente foram eliminados os casos, mas também as causas da doença, em especial, o agente.
  4. 5. Um dos símbolos do PNI,foi criado em 1986 pelo artista plástico Darlan Rosa a pedido do Ministério da Saúde com o objetivo de tornar as campanhas de vacinação mais atraentes para as crianças. Teve seu nome escolhido através de um concurso nacional promovido pelo Ministério da Saúde com a participação de alunos de escolas de todo o Brasil.
  5. 6. Sigla responsável pelas especificidades de natureza técnico-administrativas e logística, com a finalidade de assegurar a conservação adequada dos imunobiológicos.É a Instância Estadual e está localizada, geralmente, nas capitais das 27 unidades federadas do Brasil e está sob responsabilidade técnico-administrativa das coordenações estaduais de imunizações das Secretarias Estaduais de Saúde.
  6. 8. É uma doença infecciosa aguda e transmissível que compromete o aparelho respiratório e é causada pela bactéria Bordetella pertussis.
  7. 10. É uma infecção aguda do sistema respiratório causada pelo vírus influenza e com a característica de ser potencialmente transmissível. Ela se manifesta através da febre, da dor muscular e da tosse seca. Em geral sua evolução ocorre em período limitado, variando de um a quatro dias, mas, também pode se apresentar de forma grave.
  8. 12. É a segunda intervenção em saúde pública com maior impacto na redução da morbimortalidade da população mundial, antes mesmo dos antibióticos e ficando atrás somente do saneamento básico e da água potável. É também a única forma de prevenção para muitas doenças transmissíveis