retomada de conteúdo e aprofundamento

123456789101112131415161718192021222324
Across
  1. 3. é qualquer situação que fuja das condições climáticas normais e esperadas em uma determinada região e período. São eventos agravados pelas mudanças climáticas e caracterizados pela magnitude, duração e/ou frequência atípicas. Geralmente ocorrem de maneira repentina, sem ninguém esperar, deixando para trás um rastro de destruição e prejuízos catastróficos.
  2. 6. é o processo bioquímico que ocorre na célula para obtenção de energia. Esse processo é essencial para as funções vitais,acontecem reações de quebra das ligações entre as moléculas que libera energia.
  3. 11. é um fenômeno natural de extrema importância para a existência de vida na Terra. É responsável por manter as temperaturas médias globais, evitando que haja grande amplitude térmica e possibilitando o desenvolvimento dos seres vivos.
  4. 12. é um processo bioquímico fundamental que ocorre nas mitocôndrias das células eucariotas, sendo responsável pela produção de ATP (adenosina trifosfato), a principal moeda energética das células. Este processo é a etapa final da respiração celular, onde a energia liberada pela oxidação de nutrientes é utilizada para sintetizar ATP a partir de ADP (adenosina difosfato) e fosfato inorgânico.ocorre na membrana interna(crista ) da mitocôndria
  5. 13. são os seres vivos que fabricam o seu próprio alimento através da fotossíntese, ou seja, são seres autótrofos,Eles representam o primeiro nível trófico da cadeia alimentar e não precisam se alimentar de outros organismos.
  6. 15. A pirâmide que indica a magnitude energética das interações tróficas em uma comunidade. Ela é a mais complexa entre os três tipos de pirâmides ecológicas e engloba informações sobre a produção primária e secundária, ela nunca será invertida,Representa um processo ordenado de mudanças no ecossistema, incluindo alterações no ambiente físico pela comunidade biológica, até alcançar o fase de clímax.
  7. 19. Organismos que realizam decomposição, processo em que esses seres retiram da matéria orgânica morta a energia necessária para sua sobrevivência e devolvem importantes substâncias para o meio.
  8. 20. são gráficos que representam as interações entre os seres vivos na cadeia alimentar, destacando o fluxo de energia e matéria entre os níveis tróficos. Elas são fundamentais para entender a dinâmica de um ecossistema e podem ser classificadas em três tipos principais, Números, Biomassa e Energia.
  9. 21. são as mudanças no meio ambiente causadas por fatores naturais ou humanos, podendo ter efeitos positivos, negativos ou neutros. Causas como desmatamento e poluição geram consequências como destruição de habitats e eventos climáticos extremos, entre outros.
  10. 22. é um processo fotoquímico que consiste na produção de energia através da luz solar e fixação de carbono proveniente da atmosfera,ela pode ser resumida como o processo de transformação da energia luminosa em energia química.
  11. 24. respiração que ocorre na presença de oxigênio
Down
  1. 1. mostram várias cadeias alimentares interligadas e ocorrendo ao mesmo tempo. Assim sendo, é mais complexa que a cadeia, mostrando a transferência de matéria em diferentes direções.
  2. 2. fotoquímica ou luminosa, como o próprio nome define, são reações que ocorrem apenas na presença de luz e acontecem nas lamelas dos tilacoides do cloroplasto.
  3. 4. A cadeia alimentar é composta por três principais categorias de organismos,cada um deles representa um nível trófico.
  4. 5. é o processo de quebra da glicose em partes menores, liberando energia. Essa etapa metabólica acontece no citoplasma da célula enquanto as seguintes são dentro da mitocôndria,A glicose (C6H12O6) é quebrada em duas moléculas menores de ácido pirúvico ou piruvato (C3H4O3).
  5. 7. é uma sequência de transferência de matéria e energia entre os organismos em um ecossistema, começando com os produtores e terminando com os decompositores.
  6. 8. consiste na quebra da molécula de água pela energia da luz do Sol. Os elétrons liberados no processo são usados para substituir os elétrons perdidos pela clorofila
  7. 9. respiração que ocorre sem a presença de oxigênio
  8. 10. A pirâmide que representa a quantidade de indivíduos em cada nível trófico, em algumas situações pode ser invertida.
  9. 14. ocorre na matriz mitocondrial e gera moléculas de ATP, NADH e FADH2.também conhecido com ciclo do ácido cítrico.
  10. 16. são os seres heterótrofos, ou seja, não produzem o seu próprio alimento e por isso necessitam buscar em outros seres a energia para sobreviver.
  11. 17. é o processo gradual de mudanças da estrutura e composição de uma comunidade,Representa um processo ordenado de mudanças no ecossistema, incluindo alterações no ambiente físico pela comunidade biológica, até alcançar o fase de clímax.
  12. 18. A pirâmide que representa a quantidade de matéria orgânica presente no corpo dos organismos em cada nível trófico,pode ser invertida quando relacionada ao ambiente aquático.
  13. 23. ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin pode ocorrer na ausência e presença de luz e acontece no estroma do cloroplasto. Durante essa fase, a glicose será formada a partir de CO2. Assim, enquanto a fase luminosa fornece energia, na fase escura acontece a fixação do carbono.( formação da glicose)