Revisão Saúde Mental
Across
- 2. Trata-se de uma condição onde a pessoa come em excesso como uma reação a eventos estressantes, que pode ser associado a outras perturbações psicológicas. (Slide aula 7)
- 5. Nas Comunidades Terapêuticas este elemento diz respeito a contribuição individual para auxílio coletivo. (Slide aula 2)
- 6. Dos neurotransmissores que controlam nossas emoções, este é associado ao vício, movimento, motivação e prazer. Alterações nos níveis deste, desencadeiam doenças como Parkinson e Esquizofrenia. (Slide aula 3)
- 10. Trata-se de uma alteração temporária do estado mental do paciente, causado por doenças psiquiátricas, consumo de bebidas alcoólicas, infecções, deficiências de vitaminas e até uso de medicamentos. (Slide aula 7)
- 12. Conhecido como Síndrome, essa condição trata-se do desejo forte e incontrolável de consumir determinadas substâncias; em recém-nascidos, pode levar a quadros mais severos como a morte. (Slide aula 7)
- 16. (Considerar a sigla) Esse perfil de transtorno de personalidade caracteriza-se por comportamentos obsessivos e compulsivos; a pessoa apresenta preocupação excessiva com organização, higiene, perfeccionismo entre outros, impactando sua rotina. (Slide aula 4)
- 17. É caracterizado por psicose, alucinações e principalmente, o paciente tem dificuldades de discernir o que é real do que é imaginação. O diagnóstico é feito a partir da adolescência e início da vida adulta. (Slide aula 7)
- 18. São assim classificados, pessoas com pouca ou nenhuma consciência emocional, mas capazes de seguir as convenções sociais quando lhes convém. Agem de modo “teatral”, cometem crimes hediondos sem sentir emoções quanto à dor de outrem. (Slide aula 5)
- 19. Esta expressão diz respeito a uma característica de insanidade, considerada uma condição mental humana, podendo ocorrer com qualquer pessoa, sem a existência de um distúrbio ou doença exata. (Slide aula 01)
- 24. A principal característica desta condição é o desinteresse por atividades do dia a dia além de isolamento social e desânimo; No estágio grave o paciente requer maior vigilância e em alguns casos, internação. (Slide aula 6)
- 27. Esse perfil de transtorno de personalidade caracteriza-se pelo medo do abandono além de instabilidade nas relações interpessoais. Oscilação de humor, impulsividade e automutilação, também fazem parte das características. (Slide aula 4)
- 28. O medo irracional de certos acontecimentos é a principal característica dessa condição que vem associada à ansiedade e depressão. (Slide aula 6)
- 29. Trata-se de uma doença neurológica que compromete principalmente o sistema motor do paciente (movimentos); nesta condição a memória e a inteligência são preservadas. (Slide aula 7)
- 33. (Considerar a sigla) No Sistema Único de Saúde (SUS) essas terapias alternativas utilizam recursos baseados nos conhecimentos tradicionais, voltados para curar e prevenir diversas doenças. (Slide aula 4)
- 34. Esse perfil de personalidade surge na infância e leva a pessoa a ser agressiva sem sentir remorso, mostrando-se indiferente ao ocorrido. Este perfil também tem traços narcisistas. (Slide aula 4)
- 36. (Considerar a sigla) Trata-se de um tipo de distúrbio do neurodesenvolvimento atípico, apresentando sinais de déficits comportamentais, atenção, interação social entre outros. Seletividade alimentar é uma característica. (Slide aula 7)
- 38. Esse perfil de transtorno de personalidade caracteriza-se por uma supervalorização e sentimento grandioso acerca de si próprio; são pessoas egocêntricas que buscam tirar vantagem das outras. Seu alvo geralmente são pessoas com fragilidade emocional/afetiva. (Slide aula 4)
- 39. Dentre os fatores que causam doenças mentais, este é classificado pelas pressões sociais, culturais e expectativas irrealistas, entre outros. (Slide aula 2)
- 40. Este tipo de lesão cerebral ocorre devido a um golpe, abalo ou forte lesão rotacional que danifica o cérebro. (Slide aula 3)
- 43. Neste perfil de personalidade, a pessoa prefere realizar atividades solitárias, evitando contato íntimo e social; ocorre mais em homens. (Slide aula 4)
- 45. É uma doença que causa a perda progressiva da função mental, levando a degeneração do cérebro, afetando o pensamento e a memória recente. Afeta mais mulheres do que homens; Estágios mais avançados, o paciente volta a posição fetal. (Slide aula 6)
- 46. Esta doença está associada a uma psicopatologia específica que compreende o medo de engordar. É caracterizado pela perda de peso intencional, induzida e mantida pela pessoa. (Slide aula 7)
Down
- 1. Dos neurotransmissores, este é conhecido como hormônio do amor, por sua propriedade em desenvolver apego e empatia entre as pessoas. (Slide aula 3)
- 3. São os cuidados de saúde ativos e integrais prestados à pessoa com doença grave, progressiva e que ameaça a continuidade de sua vida. (Slide aula 7)
- 4. É o termo usado para definir o estado de bem-estar da pessoa. (Slide aula 2)
- 7. Dentre os fatores que causam doenças mentais, este é classificado pelas experiências de vida da pessoa como, experiências traumáticas, dificuldades financeiras entre outros. (Slide aula 2)
- 8. Este tipo de internação psiquiátrica ocorre com o consentimento do usuário. (Slide aula 3)
- 9. Esse perfil de personalidade caracteriza-se por desconfiança excessiva e suspeita em relação aos outros. (Slide aula 4)
- 11. Considerado prejudicial em todas as idades, essa condição é prejudicial principalmente nos idosos que passam boa parte do tempo livre preenchendo a mente com pensamentos sem importância e somatizadores. (Slide aula 6)
- 13. Este neurotransmissor, é liberado durante atividades físicas, excitação, atividades sexuais e processos de dor; Ele age como "analgésico" no nosso corpo. (Slide aula 3)
- 14. Este tipo de internação psiquiátrica ocorre por determinação do Poder Judiciário. (Slide aula 3)
- 15. Este tipo de internação psiquiátrica ocorre sem o consentimento do usuário mas a pedido de seus responsáveis. (Slide aula 3)
- 20. Neste perfil de personalidade, a falta de autoconfiança e visão limitada sobre si mesmo, faz com que a pessoa "terceirize" responsabilidades", nunca expondo a própria opinião ou querer. Evita ficar sozinha e deste modo sempre esta em um relacionamento em busca de carinho e apoio, sentindo desconforto quando se vê só. (Slide aula 4)
- 21. Essa condição não faz parte do processo natural de envelhecimento humano e sim uma perturbação do processo mental; os sintomas se confundem com depressão e Alzheimer, sendo a perda da memória recente, alteração do comportamento habitual e isolamento, características da condição. (Slide aula 6)
- 22. Este neurotransmissor, ajuda a regular o equilíbrio do humor, ciclo do sono e digestão. Regula nosso estado de bem-estar. (Slide aula 3)
- 23. Chamamos assim a capacidade dos neurônios alterarem suas estruturas, funções ou perfil químico. (Slide aula 3)
- 25. Nas Comunidades Terapêuticas este elemento diz respeito à busca de uma intimidade com Deus. (Slide aula 2)
- 26. Também conhecidas como somatização ou transtorno somatoforme, essas doenças são desordens emocionais ou psíquicas que afetam o funcionamento dos órgãos do corpo. (Slide aula 3)
- 30. Nas Comunidades Terapêuticas este elemento diz respeito ao conceito de ordem pois, é ressignificando as respectivas vidas que os assistidos conseguem a cura de seus vícios. (Slide aula 2)
- 31. Chamamos assim o estado emocional específico que se inicia pela ameaça ou rompimento de um vínculo de amor ou perda de um objeto, geralmente apresenta 5 fases, sendo singular o período de vivência de cada uma delas. (Slide aula 7)
- 32. (Considerar a sigla) Trata-se de um tipo de transtorno neurobiológico, com causas genéticas que surge geralmente na infância; o tratamento é multimodal e inclui psicoeducação da rede de apoio. (Slide aula 7)
- 35. (Transtorno do Estresse Pós Traumático) Trata-se de uma condição ocasionada por algum evento traumático, onde o paciente revive tais episódios como "flashbacks", ocasionando ansiedade, humor deprimido, medo e isolamento em alguns casos. (Slide aula 7)
- 37. Esta condição é caracterizada pela oscilação de estados de mania (euforia) e depressão. Também é confundida com a demência, quando manifesta em idosos. (Slide aula 4 e 6)
- 41. São assim classificados, indivíduos que têm uma capacidade limitada, fraca, de sentir empatia e remorso. Criam conflitos sociais, associados ao crime. Não conseguem entender os sentimentos dos outros e, além disso, quebram regras, tomam decisões impulsivas e não sentem culpa ou remorso. (Slide aula 5)
- 42. Este tipo de lesão cerebral ocorre devido a um processo como tumor cerebral, uso de drogas, inflamação ou infecção, convulsão. (Slide aula 3)
- 44. Os sintomas desse transtorno aparecem mais frequentemente no físico, respiração ofegante e sentimento de sufocamento são características principais; é considerado um estado natural que serve para nos preparar para uma situação de perigo. (Slide aula 6)