ácidos nucleicos

123456789
Across
  1. 5. é uma base nitrogenada (G), orgânica, assim como a adenina, a citosina e a timina, que se une com uma molécula de desoxirribose (pentose, monossacarídeo) e com um ácido fosfórico, geralmente o fosfato, para formar um nucleotídeo, principal base para formar cadeias polinucleotídeas que, por sua vez, formam o ADN (ácido desoxirribonucléico).
  2. 7. é uma das nucleobases (A) presentes no ácido desoxirribonucleico (DNA) e no ácido ribonucleico (RNA), a informação genética armazenada nos organismos. É uma substância frequentemente estudada em bioquímica devido aos seus muitos papéis importantes nos corpos dos organismos.
  3. 9. as bases …………… são compostos constituídos por anéis, levemente alcalinos, que contêm nitrogênio.Juntamente com uma pentose (molécula de açúcar com cinco carbonos) eu um fosfato compõem o nucleotídeo, subunidade dos ácidos nucléicos DNA e RNA.
Down
  1. 1. substância cristalina (C), uma base nitrogenada que deriva do aminado da pirimidina. Essa substância está presente na composição do código genético.
  2. 2. em biologia molecular e bioquímica, são os blocos construtores dos ácidos nucleicos, o DNA e o RNA.
  3. 3. ácidos ...... são moléculas gigantes (macromoléculas), formadas por unidades monoméricas menores conhecidas como nucleótidos; são biomoléculas mais importantes do controle celular, pois contêm a informação genética do ser vivo.
  4. 4. é a molécula que armazena informações genéticas; ácido desoxirribonucleico.
  5. 6. está envolvido no processo de fabricação de proteína; ácido ribonucleico.
  6. 8. é um código universal que estabelece a equivalência entre a sequência de bases no DNA (ácido desoxirribonucléico) e a sequência correspondente de aminoácidos, na proteína. É estabelecido através da complementaridade entre as bases nitrogenadas puras e primídicas, que são de quatro tipos: adenina (A), guanina (G), timina (T) e citosina (C).