Anatomia e fisiologia animal

1234567891011121314
Across
  1. 3. O filo que reúne animais de corpo cilíndrico e afilado nas duas pontas. Vivem em todos os tipos de ambiente: em água doce, no mar, em terra úmida ou no interior do corpo de animais e plantas, parasitando‑os. Os mais conhecidos são as lombrigas, os ancilóstomos, e as filárias.
  2. 8. O filo reúne animais exclusivamente marinhos, considerados pelos cientistas os mais aparentados aos cordados. Seus representantes mais conhecidos são as estrelas‑do‑mar, os ouriços‑do‑mar, as bolachas‑da‑praia e os pepinos‑do‑mar (holotúrias).
  3. 11. Animais dotados de três folhetos germinativos (tecidos embrionários), o ectoderma, o endoderma e o mesoderma.
  4. 12. Quando o blastóporo originaria o ânus com a boca surgindo depois. Ex.: os equinodermos e os cordados.
  5. 13. É o filo que reúne animais aquáticos cujos representantes mais conhecidos são as águas‑vivas, os corais, as fisálias e as anêmonas ‑do ‑mar. A maioria dos cnidários é marinha; alguns vivem fixados a objetos submersos (sésseis) e outros nadam livremente.
  6. 14. Este filo reúne animais de corpo mole, geralmente revestido por uma concha calcária rígida. Vivem em água doce, no mar e em ambientes úmidos de terra firme. Os mais conhecidos são caramujos, mexilhões, lesmas, polvos e lulas.
Down
  1. 1. O filo que reúne animais cujo corpo é achatado dorsoventralmente. Eles vivem em água doce, no mar, em ambientes úmidos de terra firme ou no interior de outros animais, parasitando‑os. Exemplos: planárias, tênias, esquistossomos.
  2. 2. Uma estratégia evolutiva considerada importante na adaptação animal é a segmentação corporal, ou, ___________, que consiste em apresentar, ao menos na fase embrionária, o corpo organizado em segmentos transversais iguais ou semelhantes, os metâmeros.
  3. 4. O filo reúne animais de corpo cilíndrico dividido em segmentos transversais. Vivem em água doce, no mar e em solo úmido. Os representantes mais conhecidos desse grupo são as minhocas (terra firme), as sanguessugas (ambientes úmidos, em água doce e no mar), e os poliquetos (no mar).
  4. 5. É o filo que reúne as esponjas, animais aquáticos com organização corporal simples. A maioria das espécies desse filo é marinha e vive aderida a rochas e objetos submersos. Não apresentam tecidos diferenciados e nenhum tipo de órgão.
  5. 6. Quando o blastóporo dará origem à boca, sendo o ânus a segunda abertura a surgir. Ex.: nematódeos, os moluscos, os anelídeos e os artrópodes.
  6. 7. Animais com apenas dois folhetos germinativos (tecidos embrionários), o ectoderma e o endoderma.
  7. 9. O filo reúne animais com corpo protegido por uma armadura rígida, o exoesqueleto. São geralmente divididos em três subfilos: crustáceos (camarões, lagostas, caranguejos, siris etc.), quelicerados (aranhas, escorpiões, carrapatos etc.) e unirrâmios (diplópodes, miriápodes e insetos).
  8. 10. O filo reúne alguns invertebrados aquáticos, como as ascídias e os anfioxos, e todos os animais vertebrados: peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Esse grupo é muito diversificado e adaptado a diversos tipos de ambiente.