Across
- 4. Fenômeno celeste que ocorre quando a lua fica alinhada entre a Terra e o sol, e a lua projeta uma sombra sobre a superfície da Terra.
- 10. São corpos do nosso Sistema Solar compostos principalmente de gases, como hidrogênio e hélio, com um núcleo rochoso relativamente pequeno. Além disso são frequentemente chamados de planetas jovianos ou planetas externos.
- 12. Estrutura presente em um braço espiral externo da Via Láctea que se formou há cerca de 4,5 bilhões de anos a partir de uma nuvem densa de gás interestelar e poeira. Consiste em nossa estrela, o Sol, e tudo que está ligado a ele pela força gravitacional.
- 15. Enorme esfera de gás brilhante. É o corpo central do nosso sistema cuja sua gravidade mantém o sistema solar unido, mantendo tudo - desde os maiores planetas até as menores partículas de detritos - em sua órbita.
- 16. Região de nosso sistema solar, entre as órbitas de Marte e Júpiter, na qual muitos corpos pequenos e de formato irregular (conhecidos como planetoides ou asteroides) orbitam nosso Sol.
- 17. É o maior planeta do nosso sistema solar e é duas vezes mais massivo que todos os outros planetas juntos. Ajudou a revolucionar a maneira como víamos o universo e a nós mesmos em 1610, quando Galileu descobriu e observou quatro grandes luas o orbitando.
- 20. Fenômeno astronômico que ocorre quando temos um perfeito alinhamento no sistema Sol-Terra-Lua e a sombra da Terra bloqueia a luz solar provocando um total ou parcial sombreamento do disco lunar.
- 22. É o oitavo planeta e o mais distante do Sol uma vez que em 2006 Plutão reclassificado como planeta anão. Foi o primeiro planeta localizado por meio de cálculos matemáticos e possui uma tonalidade azul marinho devido a grande concentração de metano em sua atmosfera.
- 23. Estrutura em formato espiral composta por centenas de bilhões de estrelas, nebulosas e sistemas planetários incluindo o nosso sistema solar. Seu nome vem dos antigos gregos, que a viam como um "caminho de leite" no céu.
- 24. Estrutura mais distante do nosso Sistema Solar além dos confins do Cinturão de kuiper. Possui o formato de uma concha esférica e é composto por bilhões de corpos gelados como cometas de logo período.
Down
- 1. É o menor e mais próximo planeta do Sol. A origem de seu nome vem do deus mensageiro da mitologia romana devido ao rápido movimento do planeta no céu em relação a outros completando um giro ao redor do Sol a cada 88 dias terrestres.
- 2. Estrutura do espaço além da órbita de Netuno constituído por milhões de objetos remanescentes do início do Sistema Solar, entre eles cometas e planetas anões.
- 3. Remanescentes rochosos que sobraram da formação inicial do nosso Sistema Solar e são comumente encontrados entre as órbitas de Marte e Júpiter. Além disso possuem órbitas elípticas ao redor do Sol, porém apresentam formas bastante irregulares.
- 5. Corpos relativamente pequenos compostos por rocha, poeira e principalmente gases congelados e que tem relação direta com as chuvas de meteoros. Além disso, quando se aproximam do Sol passam a apresentam uma atmosfera difusa, denominada coma, e também uma cauda.
- 6. É um dos corpos mais explorados em nosso sistema e o único com rovers desenvolvendo pesquisas e analisando dados em sua superfície. Seu nome foi uma homenagem dos romanos ao deus da guerra mas também é bastante frequente encontrarmos menções a ele como Planeta Vermelho. Além disso é o único planeta rochoso que possui dois satélites naturais, Fobos e Deimos.
- 7. É o planeta mais quente do nosso Sistema Solar devido a sua espessa atmosfera, onde o calor é retido em seu interior causando um descontrolado efeito estufa. Além disso é o segundo objeto mais brilhante do céu noturno sendo por isso conhecido como a estrela da manhã (Estrela d'Alva).
- 8. É um planeta gasoso e foi o primeiro a ser descoberto com a ajuda de um telescópio. Uma de suas principais características é que seu eixo de rotação é aproximadamente paralelo ao plano seu de órbita, fazendo com que ele praticamente role enquanto orbita o Sol.
- 9. É o único satélite natural do nosso planeta, o mais brilhante objeto do nosso céu noturno e principal responsável pelos fenômenos das marés. Além da terra, este é o único corpo celeste que já foi visitado pelos seres humanos.
- 11. É terceiro planeta mais próximo do Sol e o único do nosso Sistema Solar com extensas regiões de em estado líquido. Por conta disso possui vastas espécies de seres vivos, dos oceanos mais profundos às montanhas mais altas.
- 13. Objeto astronômico formado a partir do colapso de uma nuvem de poeira e gás conhecida como nebulosa. Possui um formato esférico e iluminado cujo em seu interior ocorrem reações de fusão nuclear.
- 14. É o astro do Sistema Solar que mais possui luas e o planeta mais distante que conseguimos observar a olho nu. Sua principal caraterística é um extraordinário sistema de anéis compostos principalmente por gelo, poeira e material rochoso.
- 18. Era considerado o nono planeta do nosso Sistema Solar, entretanto em 2006 foi reclassificado pela União Astronômica Internacional (IAU) como planeta-anão. Atualmente é o maior corpo celeste presente no Cinturão de Kuiper.
- 19. Fenômeno luminoso ocasionado quando um meteoroide entra na atmosfera terrestre com altíssima velocidade e por conta do atrito com o ar acabam entrando em combustão. Além disso, este fenômeno é conhecido popularmente por estrela cadente.
- 21. São planetas semelhantes à Terra feitos de rochas ou metais com uma superfície dura. Além disso possuem um núcleo de metal pesado derretido, poucas luas e características topológicas como vales, vulcões e crateras.
