Avaliação Diagnóstica - 3º Ano

1234567891011121314151617181920212223242526272829303132333435363738394041424344
Across
  1. 5. São plantas que produzem frutos, dentro dos quais estão as sementes. Exemplos: tomateiro, laranjeira etc.
  2. 8. São seres vivos constituídos por uma só célula.
  3. 11. Prova material de um acontecimento.
  4. 13. É o total desaparecimento de espécies, subespécies ou grupos de espécies de seres vivos.
  5. 14. Estrutura na qual o gás oxigênio e o alimento são utilizados para a produção da energia necessária à sobrevivência da célula.
  6. 15. Nome em Latim do Reino formado por organismos eucariotas e heterótrofos, que inclui microrganismos tais como as leveduras, os bolores, bem como os mais familiares cogumelos.
  7. 16. Vermes de corpo cilíndrico, afilado nas extremidades, semelhantes a um fio. Exemplos: lombrigas, filarias etc.
  8. 17. São plantas que apresentam sementes nuas, isto é, não protegidas por frutos. Exemplos: pinheiros.
  9. 19. Animais conhecidos como esponjas.
  10. 25. Animais aquáticos que inclui as hidras de água doce, medusas, águas-vivas, que são normalmente oceânicas, os corais, anêmonas-do-mar e as caravelas.
  11. 26. (Sigla em inglês) Estrutura orgânica cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
  12. 29. Naturalista que nasceu na Inglaterra em 1809 e foi o responsável, juntamente com Alfred Wallace, pela publicação da Teoria da Evolução.
  13. 31. É a diversidade de vida no nosso planeta. Inclui todos os animais, as plantas, os microrganismos e as relações ecológicas que ocorrem entre eles.
  14. 32. Teoria sobre a origem humana ligada à ciência, baseada nos estudos de Charles Darwin sobre a evolução das espécies.
  15. 33. Material gelatinoso que preenche o interior da célula.
  16. 35. Envoltório da célula, cuja função é delimitar o espaço intracelular, manter uma célula unida à outra e controlar a entrada e a saída de substâncias.
  17. 37. Constituem um grupo de animais exclusivamente marinhos, dotados de um endoesqueleto (endo = dentro) calcário muitas vezes provido de espinhos salientes, que justificam o nome zoológico do grupo. Entre eles estão as estrelas-do-mar, os pepinos-do-mar, os lírios-do-mar e os ouriços-do-mar, entre outros.
  18. 39. Crença que explica a origem do Universo, do planeta Terra e de todas as formas de vida através da criação de Deus. Tem como base às explicações que fazem parte do livro de Gênesis (Velho Testamento da Bíblia Sagrada).
  19. 40. Ser vivo que necessita de outros seres para se alimentar e sobreviver. O vírus é um, obrigatório.
  20. 43. Atua no transporte de substâncias pela célula.
  21. 44. ser vivo capaz de produzir seu próprio alimento a partir da fixação de dióxido de carbono, por meio de fotossíntese ou quimiossíntese.
Down
  1. 1. são restos ou vestígios preservados de animais, plantas ou outros seres vivos em rochas, como moldes do corpo ou partes deste, rastros, pegadas etc.
  2. 2. Animais que possuem o corpo alongado e achatado, com aspectos de fita. Exemplos: solitária e esquistossomo.
  3. 3. Hipótese cósmica acerca de como surgiram as primeiras formas de vida no planeta Terra. A hipótese se baseia na ideia de que a vida foi trazida à Terra do espaço em meteoritos ou cometas que abrigavam formas de vida primárias.
  4. 4. Nome em latim do Reino formado por seres vivos pluricelulares e eucariontes. São autotróficos, isto é, produzem o próprio alimento pelo processo da fotossíntese.
  5. 6. Plantas vasculares que não possuem sementes. Exemplos: samambaias.
  6. 7. Classe dos animeis vertebrados que possuem o corpo recoberto de pena ou penugem. Possuem também bico, asas, ossos pneumáticos etc.
  7. 9. Responsáveis pela produção de proteínas, substâncias necessárias ao crescimento da célula.
  8. 10. Animais portadores de anéis segmentados, o qual inclui as minhocas e sanguessugas.
  9. 12. Seres que possuem mais de uma célula, a palavra tem origem no latim pluri, que significa "mais, maior".
  10. 18. Animais vertebrados pecilotérmicos que possuem seu ciclo de vida em duas fases: uma aquática e uma terrestre.
  11. 20. Animais vertebrados que não possuem temperatura corporal constante. Possuem a pele seca e revestida por escamas, placas ou carapaças. São animais que rastejam.
  12. 21. É um conjunto de organismos semelhantes entre si, capazes de se cruzar e gerar descendentes férteis.
  13. 22. Classificação antiga. Reino formado por bactérias, cianobactérias e arqueobactérias. Todos seres muito simples, unicelulares e com célula procariótica (sem núcleo diferenciado).
  14. 23. Responsável pela digestão celular e pela eliminação de substâncias tóxicas produzidas dentro da célula e de partes da célula que estejam desgastadas.
  15. 24. Componente que controla as atividades da célula, isto é, regula seu funcionamento.
  16. 27. Reino que agrupa todos os animais - vertebrados e invertebrados. São seres pluricelulares, heterótrofos e que possuem a capacidade de responder aos estímulos do meio que os rodeia;
  17. 28. Estrutura extracelular que envolve células vegetais. É uma estrutura que confere proteção à célula pela sua rigidez.
  18. 30. São plantas que não possuem vasos condutores de seiva. Exemplos: briófitas.
  19. 34. Animais vertebrados, aquáticos, tipicamente pecilotérmicos, que possuem os membros transformados em barbatanas ou nadadeiras (ausentes em alguns grupos) sustentadas por esqueleto ósseo ou cartilaginoso. Possuem guelras ou brânquias e na sua maior parte, o corpo coberto de escamas.
  20. 36. São animais que possuem patas articuladas. Esse grupo inclui animais como aranha, mosca, siri, lacraia, piolho-de-cobra, camarão, escorpião, abelha, entre inúmeros outros.
  21. 38. O processo natural de formação de um fóssil.
  22. 41. Classe de animais vertebrados, que se caracterizam pela presença de glândulas mamárias que, nas fêmeas, produzem leite para alimentação dos filhotes (ou crias), e a presença de pelos ou cabelos.
  23. 42. É o nome dado ao processo de transformação das espécies ao longo do tempo.