CEREBELO - NEURO II

12345678910
Across
  1. 3. anatomicamente, o cerebelo é dividido em hemisférios cerebelares (porções laterais) e verme (porção central do cerebelo, que interconecta seus hemisférios). Por razões didáticas, foi feita a partição do lobo cerebelar em: lobo anterior, também denominado paleocerebelo, lobo posterior, o neocerebelo, e lobo floculo-nodular, o arquicerebelo, sendo cada lobo responsável por uma determinada função. Desta forma, após o estudo do cerebelo através de livros e artigos, responda:Qual parte do cerebelo está diretamente relacionada ao controle do sistema vestibular, recebendo aferências dos canais semicirculares e órgãos otolíticos?
  2. 6. No início do tratamento para lesões cerebelares os exercícios em __________ são os mais indicados.
  3. 8. Qual área do cerebelo recebe aferências de todo o córtex cerebral através de núcleos pontinos e envia fibras eferentes para o núcleo rubro, tálamo e córtex cerebral (área motora, pré-motora e córtex pré-frontal), além de ser responsável pela programação motora e cognição.
  4. 9. O cerebelo constitui apenas cerca de 10% do volume total do encéfalo, mas o seu córtex possui uma espantosa densidade de neurônios. Desta forma, cite o nome do maior neurônio no córtex cerebelar, que possui ação inibitória e cujas aferências são as células granulares excitatórias da camada molecular
  5. 10. Cite o nome de uma doença degenerativa, que atualmente é considerada a ataxia espinocereberal mais frequente e que afeta diferentes regiões e funções do sistema nervoso central e/ou periférico, entre elas, áreas responsáveis pelo controle motor da fonoarticulação e da deglutição
Down
  1. 1. Antes do fisioterapeuta traçar o plano terapêutico de um indivíduo com lesões cerebelares, é necessário avaliar qual é o nível de _______ do paciente, a fim de decidir qual será a sua conduta. Complete.
  2. 2. ite uma doença que pertence ao grupo das ataxias hereditárias, que é caracterizada pela presença de ataxia nos membros e da marcha, disartria, ausência de reflexos, sinais de Babinski e alterada sensação de tremor.
  3. 4. Ao cerebelo, classicamente se atribui a função motora. Sobre lesões cerebelares,como é descrita a lesão onde há alterações das vias proprioceptivas e onde os movimentos tornam-se descoordenados e imprecisos?
  4. 5. Qual área está relacionada ao controle da propriocepção, que recebe aferências da medula espinal (vias espinocerebelares anteriores e posteriores), além de aferências visuais e auditivas?
  5. 7. Alguns exercícios têm como objetivo geral colaborar em casos de incoordenação e lesões cerebelares. São usados principalmente em casos onde é necessário melhorar o controle proprioceptivo de membros inferiores, bem como auxiliar na recuperação global e controle de movimentos funcionais. Como esses exercícios são chamados?