COMBATENDO AS DOENÇAS DA HUMANIDADE

12345678910
Across
  1. 1. Vem da palavra saber, ter experiência e também é uma das formas de se resgatar o sentido da vida.
  2. 5. endêmica na África, Ásia, ilhas do Pacífico e América.É uma infeção crónica causada pelas bactérias Mycobacterium leprae ou Mycobacterium lepromatosis. A infeção geralmente não manifesta sintomas durante os primeiros 5 a 20 anos.
  3. 6. foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348. Esse acontecimento figurou entre aqueles que caracterizaram a crise da Baixa Idade Média, sendo os outros as revoltas camponesas no século XIV e a crise do feudalismo.
  4. 7. maior estado brasileiro afetado pelo sarampo.
  5. 10. uma das as principais endemias que mais desafia a saúde pública brasileira.
Down
  1. 2. é um jogo de tabuleiro de dois jogadores, no qual os jogadores têm de adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Embora o primeiro jogo em tabuleiro comercializado e publicado pela Milton Bradley Company em 1931, o jogo foi originalmente jogado com lápis e papel. Seu objectivo é derrubar os barcos do oponente adversário, ganha quem derrubar todos os navios adversários primeiro.
  2. 3. uma das formas de se resgatar o sentido da vida com o amor.
  3. 4. é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença.Ele é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.
  4. 8. é uma doença infecciosa transmitida por mosquitos e causada por protozoários parasitários do género Plasmodium. Endêmica na África, Ásia, América Central e do Sul, Médio Oriente.
  5. 9. foi uma pandemia que aconteceu entre 1918 e 1919, atingindo todos os continentes e deixando um saldo de, no mínimo, 50 milhões de mortos. Não se sabe o local de origem dela, mas sabe-se que ela se iniciou de uma mutação do vírus Influenza. Os primeiros casos foram registrados nos Estados Unidos.