Across
- 4. vive nas várzeas, que são as áreas que alagam durante a cheia dos rios. Uma das suas adaptações para sobreviver no Pantanal é que ele possui uma membrana protetora em seus cascos que o permite permanecer por longos períodos dentro d’água.
- 6. é a parente mais próxima da ariranha! Porém, ela não possui as manchas brancas no pescoço.
- 9. é o maior mamífero roedor do mundo e a caça predileta da onça-pintada.
- 11. utilizada para fazer curativo de animais atingidos pela queimada no Pantanal.
- 13. O maior felino das Américas gosta de ficar na beira do rio nas horas de pico de calor.
- 14. também é conhecida como anaconda. É um dos principais predadores do Pantanal, porém por conta da caça e da perda de habitat é cada vez mais raro encontrar esta serpente na região.
- 15. não tem escamas, ele é um peixe de couro! Foi o seu padrão de pintas, com manchas negras redondinhas distribuídas pelo corpo, que lhe rendeu este nome.
Down
- 1. é mais comum na região e possui a mesma estratégia de caça da anaconda, porém, por seu porte menor, 5 metros e 70 quilos, é menos temida.
- 2. é considerado um dos principais predadores d’água e por isso também é muito importante para o equilíbrio das espécies. Mede entre 2 e 3 metros e se alimenta de vários animais, é menor e menos agressiva do que o jacaré-açu.
- 3. A diversidade de aves é um dos grandes atrativos para os milhares de turistas que visitam essa região.
- 5. Animais que apresentam glândulas mamárias, sudoríparas e mamárias.
- 7. Esses animais costumam carregar os filhotes nas costas enquanto saltam de árvore em árvore e adoram comer as flores dos Ipês, além das folhas e frutos que ocorrem nas florestas.
- 8. A sua principal característica é o longo focinho, que o ajuda a buscar dentro da terra o seu alimento predileto: as formigas e os cupins.
- 10. são conhecidas como onças d’água, são mamíferos, carnívoros, ficam nadando nos rios do Pantanal é uma grande festa, com direito a muito barulho e ação!
- 12. Ela tem hábitos noturnos, gosta de comer folhas, brotos e frutos, vive solitária, são consideradas as jardineiras das florestas, porque também possuem um importante papel para espalhar sementes.
