Palavras-cruzadas Microbiologia veterinária (Parte 2)

123456789101112131415
Across
  1. 5. O Bacillus thuringiensis é uma bactéria de solo presente em todos os continentes. É gram-positiva, aeróbica e capaz de esporular para sobreviver a condições ambientais adversas. Tanto na sua fase vegetativa quanto na esporulação, estas bactérias produzem proteínas que têm efeito ________________ .
  2. 7. Eliminada nas fezes, urina, muco orofaríngeo e secreções lacrimais e nasais, a contaminação e transmissão dessa bactéria se dá principalmente através da ingestão, inalação ou do contato direto com secreções e/ou excreções contaminadas, além da alimentação oferecida aos filhotes pelos pais contaminados. Qual o gênero da bactéria em questão?
  3. 8. Arcanobacterium ______________ é uma bactéria comensal de pele e membrana mucosa, está presente no trato respiratório superior, urogenital e gastrintestinal de bovinos, suínos e outros animais domésticos. Grande causados de mastite bovina.
  4. 10. Bastonetes Gram-positivas; pleomorfos; não formam esporos e não são móveis. Formato: difteróide, não filamentosas.
  5. 13. A bactéria leptospira se multiplica ativamente nos diferentes órgãos parenquimatosos, sangue, linfa e líquor; atinge o endotélio vascular originando vasculite generalizada. Após essa fase, pode permanecer nos túbulos contornados renais e ser eliminada pela urina, de forma intermitente (______________), desde 72 horas após a infecção por até semanas a meses.
  6. 14. As bactérias do grupo leptospira apresentam ____________ não detectáveis na superfície bacteriana porque se encontram abaixo de uma membrana externa que reveste estas bactérias (periplasma).
  7. 15. ___________ mirabilis é a principal espécie patogênica, causando infecções urinárias e infecções em ferimentos.
Down
  1. 1. Outras espécies de bactérias patogênicas do filo Spirochaete: Brachyspira hyodysenteriae (disenteria suína) e ______________ burgdorferi (doença de lyme).
  2. 2. São bactérias presentes no trato gastrointestinal.
  3. 3. A Corynebacterium pseudotuberculosis é uma bactéria anaeróbica facultativa, e a causadora da ________________________, esta doença acomete caprinos e ovinos. Forma abscessos nos linfonodos craniais e, em menor frequência nos linfonodos caudais e órgãos.
  4. 4. São um gênero de bactérias gram-positivas, tem formato de cocos, agrupados em “cachos”, existem mais de 30 espécies, presentes na pele e nas superfícies epiteliais de animais de sangue quente.
  5. 6. São bactérias longas e espiraladas que na forma aguda podem causar em cães febre, letargia, depressão, anorexia, vômito, diarréia, poliúria, polidipsia, halitose, úlceras bucais, dor abdominal e/ou lombar, mialgias, icterícia, petéquias e sufusões em mucosas e conjuntivas, hemorragias. A morte ocorre por insuficiência renal e hepática.
  6. 9. Quando associados aos ______________ faecium, possui não só uma função repositora, mas também protetora contra a proliferação de bactérias e fungos intestinais. As bactérias probióticas competem ecologicamente com outros microrganismos, produzindo substâncias antimicrobianas o que as tornam capazes de nos proteger de bactérias patogênicas e de vírus. Em geral, elas produzem várias vitaminas do grupo B, B3, B6, ácido fólico e biotina.
  7. 11. O diagnóstico é difícil no início da infecção pois os sintomas são semelhantes a várias outras doenças, como a Cinomose (vírus), por exemplo. A presença do carrapato é relevante para a confirmação da suspeita durante a avaliação clínica. O diagnóstico pode ser feito através da visualização da bactéria Ehrlichia cannis em um esfregaço de sangue. Qual a doença em questão?
  8. 12. A Corynebacterium renale causa _________________ em bovinos, principalmente fêmeas e com frequência é relacionada ao parto.