Across
- 1. Grupo de que possui amplo espectro, são mutagênicos e não é indicado o uso em animais de produção.
- 8. Encontramos muitas formulações desse fármaco, que pertence ao grupo das quinolonas, para uso ocular, oftálmico, e ele tem uma ação bem interessante em clamídia e mycoplasma que são microrganismos presentes nesse tecido, e isso pode apresentar uma vantagem.
- 9. Um dos fármacos de primeira escolha quando há infecção causada por Rhodococcus equi em potros
- 12. Este fármaco é utilizado exclusivamente para medicina veterinária e tem atuação inibindo a síntese proteica, sendo especialmente indicados para espécie suína, possuindo atividade em bactérias gram-positivas, incluindo alguns gram-negativos e atingindo também o mycoplasma.
- 13. Grupo de antibióticos que formam metabólitos intermediários que se ligam ao DNA bacteriano, impedindo a replicação. Possuem indicação clínica em casos de piometra, vaginite, gengivites, peritonite e etc.
- 14. Característica importante da rifampicina e da rifamicina que permites elas alcançarem uma ampla distribuição nos tecidos
- 16. Fármaco, do grupo dos nitrofuranos, que é utilizado em casos de infecção urinária, quando outros fármacos não funcionam.
- 17. Fármaco do grupo das quinolonas que é a mais utilizada na medicina veterinária e que também apresenta mais resistências
Down
- 2. Exemplo de uma bactéria que geralmente não é sensível a rifampicina
- 3. Essa quinolona tem uma melhor distribuição a nível renal quando comparada a enrofloxacina, que também é uma quinolona, por exemplo. E muitas vezes a gente opta por escolher ela quando temos infecções do trato urinário, porque ela atinge concentrações bem superiores das vias urinárias.
- 4. Grupo conhecido como antimetabólitos por interferirem no metabolismo do ácido fólico. O fármaco Trimetoprim possui ação sinérgica com esse grupo.
- 5. Fármaco do grupo das lincosamidas que ainda é pouco utilizado porque a gente não tem apresentações comerciais disponíveis no Brasil, mas ela é indicada para uso na glândula mamária especialmente em apresentações de uso tópico para o caso de mastites.
- 6. É um derivado da lincomicina, utilizado principalmente em pets por via oral, embora a gente também tenha apresentações para o uso tópico no tratamento de piodermite em cães principalmente.
- 7. Antibiótico indicado para tratamento de infecções superficiais, sempre indicada para lesões onde os microrganismos presentes sejam sensíveis a este princípio ativo deste fármaco, além de ser ter cuidado porque todos os fármacos que precisam do metabolismo através das enzimas do citocromo p450 podem ter o seu metabolismo alterado com o uso desse antibiótico
- 10. Grupo de fármacos que inibem a síntese proteica por interferir na atividade da enzima peptidil transferase na subunidade 50s do ribossomo impedindo o alongamento da cadeia de polipeptídeos, não sendo indicado a associação com os macrolídeos e lincosamidas, pois como o local de ação desses fármacos são próximas pode ocorrer competição pelo local de ligação do ribossomo.
- 11. Fármaco do grupo dos fenicóis que teve a inserção de uma molécula de flúor em sua estrutura, sendo ativo em bactérias entéricas e é utilizado principalmente para animais produtores de alimentos como bovinos e suínos, a indicação é para casos de: pneumonias, diarreias, pododermatite, ceratoconjuntivite, infecções do sistema nervoso e sistema respiratório.
- 14. São um grupo de fármacos com ação bacteriostática, ou seja, cessam o crescimento bacteriano assim como alguns macrolídeos, mas eles podem vir a ter um efeito bactericida secundário, mas primariamente eles são bacteriostáticos.
- 15. São substâncias naturais (antibióticos) ou sintéticas (quimioterápicos) que agem sobre microrganismos inibindo o seu crescimento ou causando a sua destruição.
