PEDAGOGIA DE FREINET

123456789101112131415161718192021
Across
  1. 2. São trinta criados por Freinet, que teriam o valor de um Código Pedagógico para àqueles professores que como ele, quisessem modificar suas práticas em sala de aula destituindo-se da abordagem tradicionalista da escola.
  2. 3. Nasceu na França em 15 de outubro de 1896, teve sua infância marcada pelo íntimo contato com a natureza em meio ao trabalho rural e mais tardiamente na adolescência, desenvolveu o fascínio pelo magistério. Conclui seu curso de Magistério e começou a lecionar como professor primário no ano de 1920, onde a partir de suas experiências na docência dá início a construção do legado teórico e prático freinetiano que atualmente serve como referência para práticas pedagógicas inovadoras e diferenciadas.
  3. 7. Na concepção freinetiana, está na ação prática, experimental e vivencial que a criança tem com os objetos por meio dos quais ela investiga e constrói suas impressões do mundo. Além disso, colabora para o desenvolvimento integral do sujeito, com vistas a atender à meta de inclusão plena e proporcionar os meios para construir o próprio conhecimento.
  4. 8. Que preconizava a dimensão social onde a criança não deve ser mais vista como um indivíduo isolado, mas parte da comunidade. Defende o ensino baseado no cotidiano e nas situações do dia a dia da criança, aliando o conhecimento acadêmico ao conhecimento social e cultural.
  5. 18. Significa ver o mundo como um todo, integrado, e não como uma coleção dissociada de partes.
  6. 19. Permeada pelo diálogo e a livre expressão de ideias, opiniões e sentimentos de maneira oral, é usada para o planejamento das atividades a serem realizadas. Também pode ser considerada uma importante técnica para a sistematização de conhecimentos consolidados pelas crianças no dia
  7. 20. Um dos quatros eixos da pedagogia de Freinet, para construir o conhecimento comunitariamente.
  8. 21. Na proposta pedagógica freinetiana é protagonista de seu processo de aprendizagem sob a mediação do professor e não deve ser mais vista como um indivíduo isolado, mas parte da comunidade.
Down
  1. 1. Na Pedagogia freinetiana, configuram-se como produções originais que contemplam os interesses das crianças e do seu mundo infantil. Passam pelas etapas de seleção de conteúdo a produção textual do material, que será agrupado e encadernado de maneira coletiva e divulgada à comunidade escolar.
  2. 4. Enfatiza a atividade do sujeito que aprende nas suas necessidades de se expressar, refletir, cooperar e interagir com diferentes grupos e especialmente experienciar as aprendizagens de maneira prática compreendendo conhecimento científico e conhecimento real e prático. Contribui para a inovação das práticas pedagógicas e especialmente nas concepções de criança e escola, por meio da efetivação de uma educação cultural, filosófica e socialmente associada ao ensino ativo.
  3. 5. Possibilita ao professor rever a própria postura em relação ao ensino e à educação, abrindo todos os caminhos possíveis em prol da efetivação da educação como direito social, com qualidade, para todos.
  4. 6. Obra escrita por Célestin Freinet no momento de sua vida em que fora encarcerado como prisioneiro político, passando vinte meses nos vários campos do Sul da França, durante a Segunda Guerra Mundial.
  5. 9. Para Freinet com sistemáticas rígidas, autoritárias e conteúdos arbitrários que contrapunham com a realidade e ao progresso das ciências sociais, da educação pelo trabalho pautada na afetividade e no pensamento. Onde o papel dado ao aluno de receptor passivo.
  6. 10. Constitui como um material coletivo da turma que contempla assuntos relevantes estudados por ela organizados por meio de fichas, como se fosse um glossário de conhecimentos, temas e assuntos.
  7. 11. Na proposta pedagógica freinetiana, é um propulsor, um incentivador estratégico que cria situações reais e vivenciais para que os alunos busquem o conhecimento, partindo da premissa de unir conteúdo programático escolar à vida social de maneira a incentivar a atuação ativa, participativa, experimental levando-os a questionar, pesquisar, experimentar, descobrir e construir seus saberes.
  8. 12. Caracteriza como um trabalho coletivo e colaborativo de toda a sala apresentado como uma coletânea de vivências e descobertas da turma.
  9. 13. Movimento que nas primeiras décadas do século 20, pensava a educação pela cooperação, a autonomia, a experiência e as vivências articuladas ao conhecimento e cotidiano infantil opondo-se ao modelo de escola tradicionalista em voga.
  10. 14. Conhecido também como tentativa experimental é a base da Pedagogia Freinet, todos os progressos e aquisições vitais se fazem por meio deste processo universal.
  11. 15. É o eixo do qual devem girar todas as aquisições infantis, organizando o meio para favorecer a tentativa experimental. O saber prático segundo Freinet deve permear todos os momentos educativos por permitir a compreensão inicial da criança sobre o mundo do trabalho.
  12. 16. Onde a criança registra os fatos de destaque que acontecem na sala de aula ou fora dela tornando um diário da criança podendo ter registro de várias linguagens como escrita, desenhos e fotos.
  13. 17. Para Freinet seria um lugar social e como tal, deve pautar o ensino sobre os princípios de vida, experiência e aprendizagem. Também de desenvolver indivíduos inquiridores, informados e solidários, que contribuíssem com as modificações sociais as quais o mundo está em constante ressignificação.