Across
- 2. Na cidade do Rio de Janeiro e em Santos, há maiores índices pluviométricos do que em Belo Horizonte, por exemplo. Isso porque as primeiras são litorâneas, recebendo muita umidade do oceano...
- 3. É uma região situada entre os trópicos, tendo temperaturas elevadas na maior parte dos estados.
- 6. Uma das festas mais famosas de todo o mundo ocorre na cidade do Rio de Janeiro e também em São Paulo:
- 7. A forte __________ de europeus (fim do século XIX) e brasileiros de outras regiões, como os nordestinos (meados dos anos 1940-50), contribuiu para esse crescimento.
- 10. e sal marinho também estão presentes na economia da região. Hoje, o estado do Rio de Janeiro é o maior produtor de petróleo do país, seguido pelo Espírito Santo, e o segundo maior de sal.
- 11. Em um passado não muito distante, no século XX, foi o que mais atraiu migrantes em busca de melhores condições de vida e oportunidades de trabalho.
- 12. atlântico sul, sudeste e leste.
- 15. Atualmente, o território possui um grande parque industrial, principalmente em São Paulo, na região metropolitana (ABC Paulista: Santo André, São Bernardo do Campo e São Caetano, cidades industriais), e no Rio de Janeiro, com a indústria.
- 16. A região é a mais populosa do Brasil, com mais de 90%
- 18. é comum no norte de Minas Gerais devido ao clima semiárido. É uma paisagem parecida com a da região Nordeste, principalmente na região do vale do Jequitinhonha.
- 19. Uma das razões para o início da ocupação do Sudeste brasileiro foi a descoberta de ouro na região, no século XVII, por volta de 1690, e de outras pedras preciosas, como o________.
- 22. brasileira tem seu auge nos anos 1950, sendo iniciada, décadas antes, na região Sudeste. Esse auge atingiu o Sudeste de forma positiva, pois era nessa região que estavam as melhores condições em infraestrutura para a instalação de fábricas e aglomerados industriais.
- 23. seu gentílico é Capixaba
- 24. Inicialmente, esse cultivo foi introduzido no estado do Rio de Janeiro, no início do século XIX, na região do rio Paraíba do Sul. Com o passar dos anos, a produção expandiu-se para os demais estados do Sudeste, principalmente em São Paulo.
- 26. seu gentílico é Fluminense
- 27. vegetação bem comum em climas tropicais, é encontrado em São Paulo e em grande parte de Minas Gerais. É uma vegetação com galhos tortuosos, de baixo e médio porte, mas com raízes profundas, capazes de buscar água no subsolo na época de estiagem.
- 28. vegetações típicas dessa área. No Sudeste, entretanto, a especulação imobiliária afeta essa vegetação, o que atrapalha o ecossistema e a vida presente nesses biomas.
Down
- 1. Em algumas regiões, o relevo montanhoso dá origem a_____________que podem ser encontradas no litoral sul do estado do Rio de Janeiro.
- 2. possui uma grande biodiversidade e pode ser encontrada nos quatro estados. Devido a essa biodiversidade, foi muito desmatada para fins comerciais e urbanísticos, restando pouca vegetação original.
- 4. seu gentílico é Mineiro
- 5. é conhecida por sua força econômica e suas grandes cidades. Nela estão localizadas São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, algumas das principais cidades brasileiras e importantíssimas para a economia nacional.
- 8. Na______________, as temperaturas são baixas na divisa entre Minas Gerais e São Paulo.
- 9. De acordo com o IBGE, com dados de 2018, o Sudeste abrange o terceiro maior rebanho bovino do Brasil, com mais de 37 milhões de cabeças de gado.
- 13. Isso porque há um grande inchaço urbano, acarretando em graves _____________, como falta de moradia, desemprego e subempregos.
- 14. uma espécie de dança e música nascida da fusão dos ritos africanos com a religião católica, com histórias que homenageiam Nossa Senhora do Rosário.
- 17. São bandas folclóricas, com danças e ritmos simples, em que os congueiros sentam-se em tambores formando um círculo.
- 20. são localizadas no litoral do Sudeste e também em algumas margens de rios (essas menores do que as litorâneas).
- 21. seu gentílico é Paulista
- 25. As __________ situam-se em São Paulo, entre os planaltos do leste-sudeste e os planaltos da bacia do Paraná. Essa área interiorana paulista também foi útil no cultivo do café, pois seu processo erosivo é menos acentuado.
