Retomada para a P2: Tema: Brasil Império: Segundo Reinado (pág. 29 a 39) e Brasil Império: a crise do Segundo Reinado (páginas 40 a 45) apostila volume 3 Preencha a cruzadinha consultando as páginas de orientação no final de cada questão. ATENÇÃO: nas
Across
- 2. Também investiu em obras de infraestrutura, como mineração, fornecimento de gás, transporte urbano e construção de linhas férreas e navegação, voltadas para a dinamização do transporte do café. Todo esse empreendedorismo garantiu a ela o título de “___________ ___ _________”.(pág. 34)
- 5. A Inglaterra decretou em 1845 o____ _________, lei que proibia o tráfico negreiro. Temendo prejuízos financeiros e a perda do apoio inglês, o governo brasileiro instituiu, em 1850, a Lei Eusébio de Queirós, que determinava o fim do tráfico de escravizados africanos. (pág.36)
- 9. A outra corrente, no entanto, afirma que o conflito foi incentivado pela ___________, país que se sentia ameaçado com o desenvolvimento econômico e político pelo qual o Paraguai vinha passando desde sua independência.(pág.45)
- 11. O ________ foi o principal produto da economia brasileira durante o Segundo Reinado. Sua cultura iniciou-se na região do Vale do Paraíba, entre as províncias do Rio de Janeiro e São Paulo, posteriormente se estendendo para o Oeste Paulista. (pág.34)
- 12. Durante o governo de ________, ocorreu a proibição de navios estrangeiros de navegar pelos rios Uruguai, Paraguai e Paraná. Tal fato prejudicou o comércio realizado por franceses e ingleses na região, além de isolar o Paraguai, que não tinha saída para o Oceano Atlântico. (pág.42)
- 16. O conflito teve início em 1864, causado pela continuidade das disputas entre paraguaios e brasileiros pela região do Rio da Prata, localizado em grande parte no território do Uruguai. (pág.43)
- 18. Essa lei determinava que a propriedade de terras no país somente seria reconhecida por meio da posse de um documento assinado por um juiz, comprovando sua obtenção pela compra. Aos imigrantes, ficava vetada a possibilidade de compra de terras em seus três primeiros anos de permanência no país. (pág.37)
- 19. O processo eleitoral foi marcado por grande violência e inúmeras fraudes, o que lhe rendeu o título de “________ __ _________” (1840).(pág.31)
- 21. O __________ ___ ___________, no entanto, não obteve muito sucesso. Isso porque os proprietários de terras, ao bancar os custos da instalação da família no país, faziam com que a dívida assumida por ela ao embarcar na Europa se tornasse muito alta e praticamente impossível de ser paga. (pág. 37)
- 23. Foi prometido aos _____________ que lutaram na Guerra do Paraguai a liberdade, caso voltassem vivos do conflito. Tal promessa acabou não sendo cumprida. (pág.44)
- 24. Em dezembro, iniciaram-se os conflitos armados, marcados inicialmente pela ofensiva paraguaia. Em 1865, no entanto, o Paraguai perdeu uma importante_________, a ___ __________. Tal fato teve como consequência a perda de seu controle sobre o Rio Paraná, principal via de abastecimento do país. (pág.44)
- 25. Ao contrário de outras rebeliões e revoltas que ocorreram nesse período, a Revolução Praieira não se limitou às disputas entre Liberais e Conservadores. Ideais socialistas foram divulgados pela imprensa local e se confundiram com os interesses liberais, gerando uma série de reivindicações expressas em um documento intitulado ______________ _ ___________ O documento foi publicado em 1849 e defendia desde o trabalho para todos até o fim do Poder Moderador. (pág.33)
- 26. O partido do governo do Uruguai, o Partido Blanco, de orientação conservadora, pediu apoio ao presidente do Paraguai,_________ ________. Este, como medida de retaliação, mandou aprisionar o navio brasileiro Marquês de Olinda, que subia o Rio Paraguai em direção à Província de Mato Grosso, levando seu novo presidente, Frederico Carneiro Campos. (pág.43)
Down
- 1. No caso brasileiro, o parlamentarismo funcionava de forma contrária ao inglês, o que lhe rendeu o título de “______________ _ _____________”. Aqui, o imperador D. Pedro II nomeava o presidente do Conselho dos Ministros, também chamado de Gabinete, que ocupava cargo semelhante ao de primeiro-ministro. (pág.32)
- 3. Entretanto, no Segundo Reinado ocorreu um “______ ___ ____________” com o surgimento de um considerável número de estabelecimentos comerciais e de fábricas nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. (pág.35)
- 4. O Partido Conservador originou-se do Partido Regressista. Formado por grandes proprietários rurais, oriundos principalmente das regiões Norte e Nordeste, grandes comerciantes e funcionários do alto escalão do governo, favoráveis à__________________ ___________________(pág.30)
- 6. O parlamentarismo brasileiro ainda estava sujeito ao ¬¬¬¬________ _______________ que permitia ao Imperador depor o presidente do Conselho dos Ministros a qualquer momento, o que não acontecia no caso inglês. (pág. 32)
- 7. As revoltas que ocorreram nos estados de São Paulo e Minas Gerais em 1842 envolveram os conservadores, conhecidos pela alcunha de saquaremas, e os liberais, apelidados de__________. (pág. 31)
- 8. Intimidados com a organização e o tamanho do exército paraguaio, que contava com pouco mais de 64 mil soldados, Brasil, Argentina e Uruguai (nesse período comandado pelo Partido Colorado) uniram-se em uma aliança militar denominada_________ _________, conseguindo reunir 60 mil soldados. (pág. 43)
- 10. foi obra dos membros do Partido Liberal, motivo pelo qual esse grupo político predominou no primeiro momento do governo de D. Pedro II. (pág.31)
- 13. O _____________ no entanto, foi o país que mais sofreu com o conflito. Estima-se que sua população tenha sido reduzida de 406 mil habitantes no início do conflito para 231 mil ao final. (pág. 44)
- 14. A política no Segundo Reinado foi marcada pelas disputas entre membros dos partidos _____________ _ ____________ (pág.30)
- 15. originou-se do Partido Progressista. Formado por grandes proprietários de terra, predominantemente da Região Centro-Sul do país, e membros da classe média urbana, favoráveis à descentralização do poder político.(pág.30)
- 17. Durante o Segundo Reinado, para proteger as fronteiras do Império, as autoridades brasileiras adotaram uma política de intervenção militar nos países da _______ __ _____ ___ ________ Para o governo brasileiro, era de grande importância impedir que qualquer governo da região controlasse a foz desse rio. Isso porque ela era a principal via de acesso ao oeste dos atuais estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de Mato Grosso. (pág.41)
- 20. No Oeste Paulista, por sua vez, a produção do café assentou-se em outras bases, como a mão de obra _______, que aos poucos foi substituindo a mão de obra escrava. (pág. 34)
- 22. Em 1848, os Conservadores estavam no poder e a oposição dos Liberais deu início a uma nova revolta na Província de Pernambuco. Nela, o grupo político Liberal era denominado Partido da Praia. Essa denominação decorria do fato do seu jornal porta-voz, o_______ _________, estar localizado na Rua da Praia. (pág.33)