Retomada para a P2: Tema: Brasil Império: Segundo Reinado (pág. 29 a 39) e Brasil Império: a crise do Segundo Reinado (páginas 40 a 45) apostila volume 3 Preencha a cruzadinha consultando as páginas de orientação no final de cada questão. ATENÇÃO: nas

1234567891011121314151617181920212223242526
Across
  1. 2. Também investiu em obras de infraestrutura, como mineração, fornecimento de gás, transporte urbano e construção de linhas férreas e navegação, voltadas para a dinamização do transporte do café. Todo esse empreendedorismo garantiu a ela o título de “___________ ___ _________”.(pág. 34)
  2. 5. A Inglaterra decretou em 1845 o____ _________, lei que proibia o tráfico negreiro. Temendo prejuízos financeiros e a perda do apoio inglês, o governo brasileiro instituiu, em 1850, a Lei Eusébio de Queirós, que determinava o fim do tráfico de escravizados africanos. (pág.36)
  3. 9. A outra corrente, no entanto, afirma que o conflito foi incentivado pela ___________, país que se sentia ameaçado com o desenvolvimento econômico e político pelo qual o Paraguai vinha passando desde sua independência.(pág.45)
  4. 11. O ________ foi o principal produto da economia brasileira durante o Segundo Reinado. Sua cultura iniciou-se na região do Vale do Paraíba, entre as províncias do Rio de Janeiro e São Paulo, posteriormente se estendendo para o Oeste Paulista. (pág.34)
  5. 12. Durante o governo de ________, ocorreu a proibição de navios estrangeiros de navegar pelos rios Uruguai, Paraguai e Paraná. Tal fato prejudicou o comércio realizado por franceses e ingleses na região, além de isolar o Paraguai, que não tinha saída para o Oceano Atlântico. (pág.42)
  6. 16. O conflito teve início em 1864, causado pela continuidade das disputas entre paraguaios e brasileiros pela região do Rio da Prata, localizado em grande parte no território do Uruguai. (pág.43)
  7. 18. Essa lei determinava que a propriedade de terras no país somente seria reconhecida por meio da posse de um documento assinado por um juiz, comprovando sua obtenção pela compra. Aos imigrantes, ficava vetada a possibilidade de compra de terras em seus três primeiros anos de permanência no país. (pág.37)
  8. 19. O processo eleitoral foi marcado por grande violência e inúmeras fraudes, o que lhe rendeu o título de “________ __ _________” (1840).(pág.31)
  9. 21. O __________ ___ ___________, no entanto, não obteve muito sucesso. Isso porque os proprietários de terras, ao bancar os custos da instalação da família no país, faziam com que a dívida assumida por ela ao embarcar na Europa se tornasse muito alta e praticamente impossível de ser paga. (pág. 37)
  10. 23. Foi prometido aos _____________ que lutaram na Guerra do Paraguai a liberdade, caso voltassem vivos do conflito. Tal promessa acabou não sendo cumprida. (pág.44)
  11. 24. Em dezembro, iniciaram-se os conflitos armados, marcados inicialmente pela ofensiva paraguaia. Em 1865, no entanto, o Paraguai perdeu uma importante_________, a ___ __________. Tal fato teve como consequência a perda de seu controle sobre o Rio Paraná, principal via de abastecimento do país. (pág.44)
  12. 25. Ao contrário de outras rebeliões e revoltas que ocorreram nesse período, a Revolução Praieira não se limitou às disputas entre Liberais e Conservadores. Ideais socialistas foram divulgados pela imprensa local e se confundiram com os interesses liberais, gerando uma série de reivindicações expressas em um documento intitulado ______________ _ ___________ O documento foi publicado em 1849 e defendia desde o trabalho para todos até o fim do Poder Moderador. (pág.33)
  13. 26. O partido do governo do Uruguai, o Partido Blanco, de orientação conservadora, pediu apoio ao presidente do Paraguai,_________ ________. Este, como medida de retaliação, mandou aprisionar o navio brasileiro Marquês de Olinda, que subia o Rio Paraguai em direção à Província de Mato Grosso, levando seu novo presidente, Frederico Carneiro Campos. (pág.43)
Down
  1. 1. No caso brasileiro, o parlamentarismo funcionava de forma contrária ao inglês, o que lhe rendeu o título de “______________ _ _____________”. Aqui, o imperador D. Pedro II nomeava o presidente do Conselho dos Ministros, também chamado de Gabinete, que ocupava cargo semelhante ao de primeiro-ministro. (pág.32)
  2. 3. Entretanto, no Segundo Reinado ocorreu um “______ ___ ____________” com o surgimento de um considerável número de estabelecimentos comerciais e de fábricas nas cidades de São Paulo, Recife e Rio de Janeiro. (pág.35)
  3. 4. O Partido Conservador originou-se do Partido Regressista. Formado por grandes proprietários rurais, oriundos principalmente das regiões Norte e Nordeste, grandes comerciantes e funcionários do alto escalão do governo, favoráveis à__________________ ___________________(pág.30)
  4. 6. O parlamentarismo brasileiro ainda estava sujeito ao ¬¬¬¬________ _______________ que permitia ao Imperador depor o presidente do Conselho dos Ministros a qualquer momento, o que não acontecia no caso inglês. (pág. 32)
  5. 7. As revoltas que ocorreram nos estados de São Paulo e Minas Gerais em 1842 envolveram os conservadores, conhecidos pela alcunha de saquaremas, e os liberais, apelidados de__________. (pág. 31)
  6. 8. Intimidados com a organização e o tamanho do exército paraguaio, que contava com pouco mais de 64 mil soldados, Brasil, Argentina e Uruguai (nesse período comandado pelo Partido Colorado) uniram-se em uma aliança militar denominada_________ _________, conseguindo reunir 60 mil soldados. (pág. 43)
  7. 10. foi obra dos membros do Partido Liberal, motivo pelo qual esse grupo político predominou no primeiro momento do governo de D. Pedro II. (pág.31)
  8. 13. O _____________ no entanto, foi o país que mais sofreu com o conflito. Estima-se que sua população tenha sido reduzida de 406 mil habitantes no início do conflito para 231 mil ao final. (pág. 44)
  9. 14. A política no Segundo Reinado foi marcada pelas disputas entre membros dos partidos _____________ _ ____________ (pág.30)
  10. 15. originou-se do Partido Progressista. Formado por grandes proprietários de terra, predominantemente da Região Centro-Sul do país, e membros da classe média urbana, favoráveis à descentralização do poder político.(pág.30)
  11. 17. Durante o Segundo Reinado, para proteger as fronteiras do Império, as autoridades brasileiras adotaram uma política de intervenção militar nos países da _______ __ _____ ___ ________ Para o governo brasileiro, era de grande importância impedir que qualquer governo da região controlasse a foz desse rio. Isso porque ela era a principal via de acesso ao oeste dos atuais estados do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina, do Paraná e de Mato Grosso. (pág.41)
  12. 20. No Oeste Paulista, por sua vez, a produção do café assentou-se em outras bases, como a mão de obra _______, que aos poucos foi substituindo a mão de obra escrava. (pág. 34)
  13. 22. Em 1848, os Conservadores estavam no poder e a oposição dos Liberais deu início a uma nova revolta na Província de Pernambuco. Nela, o grupo político Liberal era denominado Partido da Praia. Essa denominação decorria do fato do seu jornal porta-voz, o_______ _________, estar localizado na Rua da Praia. (pág.33)